O primeiro passo antes de começar a ver preços é conhecer os vários modelos de bicicleta e seus usos.
Assim você vai comprar o modelo certo para o que pretende fazer e evitar arrependimentos. Abaixo damos uma lista dos tipos de bicicletas e temos outros artigos falando de geometria e como escolher um quadro.
Isso é só o começo.Conversar com várias pessoas em lojas diferentes é altamente recomendado. O mercado de bicicletas não faz muita propaganda no Brasil e por isso mesmo, vive muito mais de convencer as lojas a ter os produtos. Uma vez que a loja coloca o produto à venda, ele tem que ser vendido.
Assim, nesse mercado tem muito vendedor falando de tudo pra vender o que tem na loja. Por isso, confrontar opiniões é fundamental. Da nossa parte, tentamos colocar o máximo de informações sobre o mundo bike para que você não seja surpreendido de maneira negativa.
Estradeira ou speed
Definições: tem aros grandes (tipo 700 mm de diâmetro) e pneus extremamente finos, lisos e calibrados com alta pressão. O guidão é rebaixado em curva e a relação de marchas é pesada, para a bicicleta desenvolver alta velocidade.
Diferenciais: alcança grandes velocidades e tem excelente desempenho no asfalto liso. Indicada para: esportistas, em treinos ou desafios de longo percurso. Não é recomendada para uso urbano ou piso escorregadio. E, por não oferecer uma posição confortável, quase não é usada no cicloturismo no Brasil.
Mountain bike (MTB)
Definições: tem pneus largos e aros 26 e 29 polegadas.O quadro é reforçado e a altura do guidão, intermediária. A relação de marchas é maior, desde as pesadas até as mais leves, próprias para subidas. Dentro do modelo, há muitas variações.
Diferenciais: é o modelo mais versátil, pois pode ser usado em praticamente qualquer situação ou terreno. Oferece excelente dirigibilidade em terrenos difíceis e bom desempenho na terra, mas também é muito ágil em situações de trânsito urbano. Esse modelo é o mais customizado. Você pode comprar o quadro e ir montando de acordo com seu gosto ou para uso em cidades. Veja sugestão de híbrida abaixo.
Indicada para: fazer trilhas, mas também pode ser usada para locomoção ou lazer na cidade. Também é a mais indicada para cicloturismo no Brasil.
Urbana / híbrida
Definições: tem aros 700 (grandes), pneus finos (mas não tanto quanto os da estradeira) e guidão alto. Pode ter pára-lamas, farol, lanternas, bagageiro traseiro e outros equipamentos opcionais. No Brasil, é comum adaptar uma MTB para híbrida. Basta deixar o guidão mais alto trocando mesa e guidão e as rodas para pneus mais finos e lisos. Tem gente que mantém dois jogos de rodas montadas, uma para cidade e outra para montanha.
Diferenciais: é uma bicicleta muito confortável, pois permite que o ciclista pedale numa posição mais ereta. Tem boa estabilidade de direção para longos percursos e apresenta bom rendimento no asfalto.
Indicada para: transporte urbano ou em passeios em estradas com bom asfalto e poucos trechos de terra, sem subidas muito íngremes.
Dobrável
Definições: a principal característica dessa bike é que ela pode ser rapidamente dobrada para ocupar pouco espaço. Existem diversos modelos, desde as de uso urbano, com aros de 20 polegadas, até as mountain bikes com aros de 26 polegadas. Esses modelos sempre são mais frágeis que os convencionais.
Diferenciais: grande facilidade de transporte e armazenamento. No uso urbano, pode ser deixada durante o dia dentro do local de trabalho. Para quem curte cicloturismo, a vantagem é a praticidade para ser levada no carro, no ônibus, no trem ou no avião. No entanto, hoje há malabikes que facilitam muito o transporte de modelos MTB. Indicada para: transporte urbano
Reclinada
Definições: possui acento com apoio para as costas. Estas bicicletas reclinadas podem ter diversas combinações de aros, embora os modelos mais comuns tenham aro de 20 polegadas na frente e 26 polegadas atrás. Diferenciais: é extremamente confortável, preservando as costas, a coluna, os ombros e os pulsos do ciclista mesmo após muitas horas de pedalada. Também desenvolve grande velocidade em estradas planas devido à posição mais aerodinâmica do ciclista. No entanto, são muito lentas e pesadas em subidas. E as dirigibilidade é bem limitada. Indicada para: estradas de asfalto ou terra de chão batido.