Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quer passar em testes físicos de concursos?



Como ocorrem os testes físicos em concursos públicos? 

Para quem vai enfrentar concursos com avaliação física, o fundamental é ler o edital com atenção, observando cada detalhe exigido nos exercícios, montar um treino com antecedência e focar no que é cobrado, além de buscar,ajuda especializada.

Barras, flexões, abdominais, saltos e corrida podem frustar sonhos de candidatos.
Conheças as principais características e regras de cada teste.

Fôlego e força não são qualidades necessárias aos “concurseiros” apenas para enfrentar a maratona de questões de um processo seletivo. Dependendo do cargo ao qual se esteja concorrendo, os estudantes têm ainda de mostrar muita disposição e preparo para superar os testes físicos, que em alguns casos reprovam, segundo números não oficiais, até 40% dos concorrentes.



Executar um número mínimo de barras, flexões, abdominais, saltos e correr uma grande distância em tempo limitado são práticas muitas vezes tão ou mais complicadas que acertar as perguntas sobre Língua Portuguesa, informática, ou legislação.
A primeira questão relevante sobre os testes físicos em concursos públicos consiste em saber quando estes podem ser exigidos. É preciso que esteja previsto e disciplinado no edital. Outra condição, sobre a qual se discutiu por muito tempo, era se havia necessidade de previsão na lei.



Porém, recentemente, ao julgar um caso envolvendo o último concurso público do Ministério Público da União (MPU), o Supremo Tribunal Federal entendeu que não seria necessária a previsão na lei para que houvesse a exigência no edital. Ou seja, bastaria que pela natureza do cargo se entendesse necessário o teste.

A exigência estava sendo questionada por três candidatos para o cargo técnico de apoio especializado/transporte, mas a defesa do MPU sustentou que o candidato somente questionou a prova física após realizá-la e ser reprovado.

Quanto ao formato do teste, tudo depende do edital. Geralmente estes buscam avaliar apenas se o candidato está apto ou não, tendo caráter eliminatório, mas não interferindo na classificação. Assim, são estabelecidas determinadas atividades físicas, como certa quantidade de flexões ou corrida em determinada distância, com tempo mínimo a ser executado.



Se o candidato é considerado apto prossegue no concurso. Do contrário é eliminado. Não é incomum que muitos candidatos, principalmente para carreiras policiais, sejam eliminados no teste físico.

Portanto, se há previsão no edital, não basta cuidar da preparação intelectual-cognitiva, sendo preciso pensar na preparação para o exame físico.(Respondido por Rogerio Neiva, juiz e professor de cursos preparatórios para concursos)



Como passar em testes físicos de concursos?


A segurança de um emprego público é, atualmente, objetivo de grande parte das pessoas.

Uma das etapas que os candidatos devem superar para atingirem essa meta são os exames físicos.
como esses testes geralmente acontecem depois da prova intelectual, os candidatos deixam de lado o treinamento, preocupando-se com a preparação apenas se forem aprovados. Dependendo do nível de condicionamento, são necessárias de 8 a 12 semanas para uma boa preparação.

Além disso, deve-se respeitar um dos princípios fisiológicos do treinamento: a especificidade. Esse princípio diz que o treinamento deve ser conduzido o mais próximo possível da atividade que a pessoa desempenha. Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda pecam nesse ponto.


Vejamos, por exemplo, o exercício na barra fixa: o exercício mais específico é o próprio treinamento na barra. Nesse caso, pode-se até treinar o exercício “puxada no pulley”, mas ele não será tão específico quanto treinar diretamente na barra fixa. O que aconteceria, nesse exemplo, é o que se chama de transferência do treinamento - quando você tem benefícios adquiridos com exercícios similares. Assim, um maratonista que treina pedalando pode desenvolver seu condicionamento aeróbio, mas só atingirá uma faixa ótima de desempenho se respeitar o princípio da especificidade.


O ideal é que um bom professor de Educação Física analise cada teste que serão realizados nos exames físicos e prescreva os exercícios para melhorar o desempenho na hora da avaliação. O fator psicológico nessa hora conta muito e estar bem preparado fisicamente garante mais tranquilidade aos candidatos.

Entendas as principais regras do teste físico

As exigências na execução dos exercícios variam conforme o concurso. É fundamental o candidato verificar os detalhes e modificações existentes em cada edital.

Barra fixa

:: Para a posição inicial é exigido manter os braços estendidos e o corpo na vertical, sem contato com o solo;

:: Os cotovelos devem se flexionar simultaneamente e o queixo tem de ultrapassar a parte superior da barra, sem se apoiar, e retornando à posição posição inicial, com os cotovelos novamente em extensão total.

:: Não é permitido ao candidato tocar o pé no solo ou em qualquer parte de sustentação da barra, após o início das execuções, mas a flexão das pernas é geralmente aceita.

:: Não é permitido receber qualquer tipo de ajuda física, nem utilizar luva ou outro material para proteção das mãos.
:: Quem não atingir a performance exigida na primeira tentativa, normalmente tem direito a uma segunda, minutos depois.

Corrida

:: Normalmente incluem percursos de 12 minutos, dentro dos quais os candidatos têm de atingir uma distância mínima.

:: É permitido seguir em qualquer ritmo, até mesmo caminhando, ou parando e voltando a correr.

:: O candidato não é autorizado a abandonar a pista durante o teste, nem dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.

:: Com relação às corridas, não se costuma oferecer segunda tentativa.

Saltos

:: A posição inicial no salto horizontal exigido em concursos como o da Polícia Federal é atrás da linha de medição inicial, em pé, parado e com os pés paralelos, sem tocarem a linha.

:: O candidato deve saltar à frente com movimento simultâneo dos pés. A marcação da distância será a partir da linha de medição inicial, até a marca no solo de qualquer parte do corpo do candidato que estiver mais próxima da linha.

:: Geralmente é concedida uma segunda tentativa, levando-se em conta o melhor salto.

Em outros há também abdominais.

Entre em contato conosco se você precisa se preparar para algum concurso.


Elisandria Mesquita
Profissional de Educação Física
CREF 004635-G/Ce
Elisandria@gmail.com
https://www.facebook.com/elisandria.fitness
Fortaleza-Ce


Fonte:http://exame.abril.com.br/,http://lafitness.com.br/,http://www.educacaofisica.com.br/