Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA em FORTALEZA



O projeto Olimpíada e Cidadania é iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Governo Federal, através do Ministério dos Esportes.Muitos profissionais e estudantes de educação física se inscreveram no curso, que, gratuitamente, oferece fascículos, palestras e vivências de olho no futuro do esporte brasileiro.

Professora de educ.física Elisandria Mesquita no Congresso em Fortaleza

Professora de educ.física Elisandria Mesquita no Congresso em Fortaleza


Na programação do congresso de encerramento do projeto que foi realizado em Fortaleza,no SEBRAE,dias 03 e 04 de outubro os cerca de 1,5 inscritos puderam acompanhar as histórias de vitória e superação de Nalbert Tavares, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei, e Fernando Scherer, o nadador Xuxa. 


Durante estes dois dias, atletas e gestores compartilharam experiências e apresentaram a preparação do Brasil para as Olimpíadas. O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou da solenidade de abertura, que aconteceu no dia 03.10, a partir das 8h30min, no Sebrae.

Para Xuxa, o educador físico é essencial quando se fala em esportes e, mais importante, em formação das pessoas. “Eles vão ser educadores não só para (conquista de) medalhas, mas são eles que passam todo incentivo, toda estrutura, até moldam o caráter do atleta. Eles passam conhecimento”, comenta, lembrando a importância dos treinadores na carreira e na vida dele. “Todos foram incentivadores, psicólogos, treinadores, apoiaram no momento de cansaço, de dúvida, no momento de querer desistir”, recorda. Por isso, destaca o nadador, um curso que investe nesses profissionais com foco em eventos esportivos é muito importante.

Avaliação
Para o executivo de projetos especiais da FDR e idealizador do curso Olimpíada e Cidadania, Cliff Villar, o projeto é motivo de orgulho. Villar cita que, ao final do congresso, os 250 delegados das cidades onde houve seminário do curso vão elaborar um documentos com sugestões de políticas públicas para o esporte. 

Entre junho e setembro, dez seminários foram realizados, com presença de atletas olímpicos, em cidades do Piauí, Maranhão e Ceará.

“O curso não é para formar atleta, é para formar cidadão. E quando se traz um atleta que chegou ao auge, que é participar de uma olimpíada, não é para falar sobre ser campeão olímpico, é, antes de tudo, sobre ser campeão de cidadania”, reforça.




O seminário é destinado aos 1.500 profissionais e estudantes de Educação Física do Ceará, Piauí e Maranhão, estados onde foram realizados em cidades-polos: Teresina (PI), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), Caucaia (CE), Imperatriz (MA), Picos (PI), Parnaíba (PI), São Luis (MA), Caxias (MA) e Quixadá (CE).


O seminário é gratuito e faz parte de um projeto maior. O encontro foi realizado com o intento de qualificar profissionais para o Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, com palestras, vivências e debates.


Ao todo, o projeto é composto por encontros presenciais, fascículos impressos e DVDs. O seminário também utiliza o ensino à distância, que inclui ferramentas como hotsite, linha 0800 e videoaulas para os profissionais inscritos no curso.




Eu Vivenciei


Eu posso dizer que foi bastante instrutivo participar do Congresso Olimpíada e Cidadania e do projeto como um todo.Vivenciar as palestras de grandes campeões do esporte foi uma grande estratégia dos organizadores que ,claro,estão de parabéns também pela estratégia durante a realização do evento no local escolhido (SEBRAE),pois foi extremamente organizado e não pude notar nenhuma falha,mesmo com o grande número de participantes.Eventos como este deveriam ser mais frequentes em nosso Estado.


Mais informações



Nalbert Tavares é o primeiro jogador na história do voleibol a conquistar título mundial nas categorias infanto-juvenil, juvenil e adulto. Com a seleção brasileira, foi duas vezes campeão da Liga Mundial e ganhou ouro nas Olimpíadas de Atenas (2004).



Fernando Scherer , o nadador Xuxa, ganhou dois bronzes em Olimpíadas (Atlanta e Sidney) e foi campeão mundial nos 100 metros nado livre no mundial de 1993. Em jogos panamericanos, conquistou sete medalhas de ouro.

Nalbert Tavares (campeão olímpico de vôlei) e Elisandria Mesquita (profissional de educação física)




Na foto acima,Nalbert Tavares (campeão olímpico de vôlei) e Elisandria Mesquita (profissional de educação física) 

Fotos de Fernando Scherer tiradas durante palestra no Congresso Olimpíada e Cidadania em Fortaleza.


Profa. Elisandria Mesquita 












palestra do ex jogador de vôlei Nalbert




Palestra do nadador Fernando Scherer

Fonte de pesquisa:http://www.opovo.com.br ,www.fdr.com.br/olimpiadaecidadania