Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional?


O Treinamento Funcional é um tipo de treinamento na qual o indivíduo consegue, em um programa de treino, desenvolver e aprimorar todas as suas capacidades físicas (força, resistência, velocidade, agilidade, potência, equilíbrio, mobilidade e flexibilidade).
O Treinamento Funcional acaba com a monotonia dos treinos e trabalha o corpo de maneira completa.

Esse tipo de treino pode e deve ser aplicado a qualquer indivíduo, da dona de casa ao atleta de alto nível – da criança ao idoso, cada um terá um objetivo específico a ser alcançado.



O nome já diz tudo:Treinamento Funcional é como são chamados os exercícios que treinam o corpo para as funções que ele foi originalmente destinado a realizar como andar, correr e outras tarefas do dia a dia.

Em alguns movimentos o esforço fica por conta do peso do próprio corpo - que serve de resistência aos exercícios -, em outros, acessórios como a bola suíça, as faixas elásticas e o TRX podem assumir o mesmo papel.



O treinamento funcional agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício.

Por exemplo: é possível trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só.

Para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar- desde que tenha aval médico. Empolgado para começar? Então confira todos os benefícios que o treinamento funcional pode proporcionar ao seu corpo e mãos à obra.(Procure sempre um profissional de educação física para lhe auxiliar)



(Nas fotos acima a atriz Carolina Dieckmann praticando TF)



Músculos fortes de uma vez só

Dentre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o corpo definido e tonificado por completo , sem, necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga.





 "Em comparação com a musculação, o treinamento funcional ativa mais fibras musculares, as fibras estabilizadoras".

 "O resultado é que seu corpo estará preparado para qualquer movimento diferente dos guiados pela máquina".

Os resultados em termos de fortalecimento muscular podem ser iguais aos da musculação, depende das estratégias de exercícios a serem usadas, dos métodos e forma de aplicação.




 "O treinamento funcional é montado, respeitando os objetivos de cada praticante". 

Se o aluno deseja trabalhar, principalmente os músculos do bumbum e da perna, por exemplo, o treino será focado nesses grupos musculares, mas mesmo assim outros músculos serão exigidos com os exercícios aplicados, por consequência, o corpo como um todo será beneficiado. 







Já na musculação os grupos musculares são trabalhados isoladamente.

O Treinamento Funcional utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento de músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural — a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos pela modalidade esportiva praticada.



Por exemplo, um jogador de futebol pode ganhar muita força nas pernas realizando o agachamento no aparelho, mas precisa desenvolver explosão e equilíbrio para melhorar a potência e precisão de seu chute. 

Um outro exemplo em que o TF ajuda muito é na prevenção de quedas por parte dos idosos. Ele oferece, em comparação com os aparelhos de academias, um grande estímulo para aprimorar a coordenação, equilíbrio e agilidade nas pessoas de idade avançada.

O TF, além da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma variação grande de exercícios, tornando o treinamento de força bastante estimulante.

Aliás, esse tipo de treinamento é uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto pessoas que se lesionaram e passam por processo de reabilitação, quanto atletas das mais variadas modalidades e idosos. 

Por outro lado, o TF exige a supervisão constante de um profissional e, em alguns casos, o uso de alguns materiais específicos.

Este tipo de exercício,o TF , tem como foco nos preparar para as atividades cotidianas.
O que exatamente é treinamento funcional?
Como aplicá-lo? 
Para que serve?
Ele substitui ou complementa a musculação?



Essas são dúvidas constantes para a maioria das pessoas que treinam — e também para boa parcela dos profissionais do fitness. Bem, vamos lá. O treinamento funcional é uma modalidade similar à musculação, que pode utilizar os aparelhos tradicionais de peso ou não. Existem alguns equipamentos específicos, também, para o treinamento funcional. Como bolas, elásticos, escadas, kettlebells e outros.

Mas para que serve? O treinamento funcional, por definição, é um treinamento que vai lhe deixar pronto para as necessidades da vida diária. Então, se você for um atleta, irá prepará-lo para o seu esporte; se costuma cuidar da casa, irá ajudá-lo na execução das tarefas domésticas e lhe deixar fisicamente bem, além de, claro, auxiliá-lo a alcançar o objetivo que deseja, seja hipertrofia, força, definição, emagrecimento ou qualquer outro aspecto. Resumindo, o treinamento funcional é uma ferramenta para alcançar seu objetivo.




“Agora, por que o treinamento funcional é melhor ou pior que a musculação?”
Você pode perguntar. 
A grande diferença é que o treinamento funcional engloba uma série de aspectos que visam desde a saúde da sua articulação, até a velocidade dos resultados.


Os exercícios funcionais trabalham, em sua maioria, movimentos que englobam todo o corpo (onde ocorre uma ativação de diversas musculaturas da forma mais natural possível) e que se aproximam ao máximo dos executados no dia a dia.



Vamos figurar: um lutador de sumô empurra o seu oponente estando em pé. Portanto, em vez de treinar essas musculaturas deitado em um banco de supino, o treinamento funcional colocaria ele para trabalhar na mesma posição (em pé) usando, por exemplo, um par de elásticos.



Por conta da grande variedade de exercícios que o treinamento funcional trabalha, é possível elaborar diversos tipos diferentes de treinos, fugindo um pouco da monotonia de executar sempre exercícios em máquinas e trabalhando as mesmas musculaturas de diversos ângulos. Assim, muitas vezes o treino funcional acaba sendo mais efetivo e mais interessante.



Preparamos uma lista de motivos interessantes para você sair da rotina e ficar em forma com o TF. Aqui estão eles:
1-O treinamento funcional ativa mais fibras musculares e tonifica as curvas por completo, sem dependência de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga, por exemplo.

2-O treino funcional pode ser feito de acordo com os objetivos de cada aluno. Quer trabalhar mais glúteos e pernas? Existem estratégias para chegar a esse resultado, mas sem esquecer outros grupos musculares.

3-Melhora a postura e a consciência sobre o próprio corpo. O treinamento funcional fortalece os músculos que ajudam a manter a coluna reta, proporcionando mais conforto ao andar ou ficar horas sentado.

4-O treino funcional reduz as dores nas costas fortalecendo a chamada “região do core”, que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril.

5-Xô, monotonia! A combinação de diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, faz surgir infinitas variações de atividades no treinamento funcional.

6-Auxilia no funcionamento do sistema cardiorrespiratório, já que o treino funcional exige velocidade na realização das tarefas e permanência nelas por mais tempo.

7-Emagrece e define músculos. No treinamento funcional, há maior complexidade do movimento e, portanto, mais gasto de energia.

8-O treinamento funcional é uma forma interativa de desenvolver a percepção dos movimentos.

9-No processo de reabilitação, o treino funcional colabora na recuperação de estruturas afetadas por lesão trazendo fortalecimento e prevenindo.








LIGUE-NOS!
(85)87157060
Entre em contato para verificar dias de treinamentos na praia e os valores !
Personal trainner Em Fortaleza-Ce.




Fontes :http://www.minhavida.com.br/;http://veja.abril.com.br/;http://www.elhombre.com.br/