segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esporte e educação ferramentas de inclusão social






A prática de esportes é essencial para mantermos uma vida saudável e menos estressante. No entanto, nem sempre nos conscientizamos que, além disso, ele é um fator muito importante para a ressociabilização de pessoas à margem da sociedade.
Por isso, o esporte é visto hoje como um processo de sucesso na busca da inclusão social, contribuindo com o desenvolvimento físico e motor, identificando responsabilidade, auto-confiança e integração no trabalho em grupo.
Hoje em dia, esportes como o vôlei, o basquete, o boxe, o atletismo, o skate e o tênis, vêm marcando presença no papel da reintegração social.


Vamos espalhar esta notícia para contribuir com a inclusão social!?



“... Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” 
(Paulo Freire)


Embora não se tenham estatísticas confiáveis sobre inclusão social no Brasil, não é difícil afirmar, com boa dose de certeza, que o esporte tem sido, de longe, o principal fator de inclusão social, nestes quase 120 anos de vida republicana.

No início, a poderosa ferramenta de inclusão social restringia-se apenas ao futebol, mas, aos poucos, felizmente, ela expandiu sua benéfica atuação para o boxe, o vôlei, o basquete, o atletismo e, mais recentemente, para atividades esportivas menos conhecidas do grande público, como, por exemplo, o surfe e o “skate”, dentre outras modalidades.

Não podemos esquecer o papel que as artes, principalmente a MPB (Música Popular Brasileira), seus inúmeros autores, bem como e, sobretudo, os instrumentistas – para cada autor de sucesso da MPB há, no mínimo, dez músicos – ; o artesanato, o cinema e as festividades populares (carnaval, micaretas, festas juninas etc.) também desempenharam como instrumentos de promoção social.

Em razão da ausência de dados ou de estimativas minimamente confiáveis, não podemos dizer, por exemplo, quantos cidadãos brasileiros pobres foram beneficiados (incluídos socialmente) durante o século 20 por esportes, artes, artesanato e festas populares. Mas, com certeza, foram muitos milhares e até mesmo milhões deles.
Infelizmente, porém, aquilo que o futebol, o boxe, o atletismo, a MPB, nela incluída a indústria fonográfica e o “show business”; o artesanato, as festas populares e o cinema fazem pelas pessoas mais pobres, a péssima qualidade da educação, sobretudo a primária e a de grau médio, anula.

Explico melhor: quando uma criança sai das ruas das periferias das grandes cidades brasileiras, para transformar-se em atleta, músico, compositor ou artesão, a sociedade, em geral, se esquece de dar o passo seguinte, necessário à sua completa inclusão social, e à do restante de sua família, que é a escola gratuita e de boa qualidade.

Sem ela, a eventual mobilidade social, resultante da inclusão social de uma criança carente e de sua família, não se mantém no tempo. Tão logo a ex-criança carente, transformada em atleta de renome, encerrar sua carreira, o que, em geral, acontece em pouco tempo, reinicia-se o ciclo vicioso da carência social.

Se, ao contrário, houvesse uma educação básica de qualidade, a reversão da inclusão social não aconteceria, porque tanto a atleta quanto os demais membros de sua família encontrariam empregos no mercado de trabalho.
Nós, do Instituto ADVB de Responsabilidade Sociambiental (Ires) em parceria com a Secretaria municipal de Esportes (Seme), bem como demais entidades dedicadas à promoção social, fazemos a nossa parte. É preciso, porém, que o governo, em todos os seus níveis, se esforce para garantir educação básica de qualidade, e voltada para o mercado, para todos os brasileiros.

Só a educação básica de qualidade garante a inclusão social permanente por meio do acesso a empregos qualificados e bem-remunerados, disponíveis no mercado de trabalho.

Fonte: www.tottalmarketing.com, autoria: Miguel Ignatios, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e presidente do Instituto de Responsabilidade Socioambiental (Ires).




Curso Olimpíada e cidadania 







Objetivo

Qualificar os Profissionais de Educação Física dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, visando os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, dando-lhe subsídios teóricos sobre a história dos esportes, sua evolução e a importância estratégica do evento se realizar no Brasil.

Público-Alvo

  • Profissionais de Educação Física, inscritos no CREF 5ª Região dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
  • Universitários dos cursos de Educação Física com no mínimo 50% de créditos cursados.
  • Profissionais de Educação Física da rede pública estadual e municipal

Recursos

Os recursos disponíveis para este curso oferecido da Universidade Aberta do Nordeste são os seguintes:
Fascículos Impressos: Os materiais impressos consistem de 12 fascículos de conteúdos sobre o tema elaborados por especialistas e pesquisadores da área. Cada fascículo possui 32 páginas, atendendo a projeto pedagógico especifico para este curso. O fascículo estará disponível em formato eletrônico, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, no site www.fdr.com.br/olimpiadaecidadania, podendo ser acessado gratuitamente e realizado download por todos os que estiverem matriculados, mediante login e senha. Os fascículos serão entregue no endereço cadastrado na inscrição.
Videoaulas: Produção de 12 videoaulas, uma para cada fascículo, desenvolvendo o mesmo tema abordado no fascículo. As videoaulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, para acesso e download pelos alunos. Serão produzidos 4 (quatro) dvds contendo as 12 videoaulas, entregues no endereço cadastrado  na inscrição.
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Os cursos da Universidade Aberta do Nordeste dispõem de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o aluno tem várias opções de interatividade para dirimir dúvidas, realização de atividades relacionadas aos conteúdos dos fascículos, bibliografia complementar, podcast, e-mail, videoaulas, etc. É neste AVA que o aluno realizará a prova online.
Linhas telefônicas, Fax e Atendimento eletrônico: Serão disponibilizadas as linhas (85) 3255.6326/6329/6330/6331/6343 e o fax (85) 3255 6271 para atendimento ao cursista das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O aluno contará também com a linha 0800 280 2210 para atendimento ao cursista das 8 às 18 horas horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento eletrônico pode ser realizado através dos e-mails uane@fdr.com.brou  tutoria@fdr.com.br.

Conteúdo Programático

Os conteúdos dos fascículos estão dispostos nos tópicos abaixo:
  • O papel do profissional de educação física na sociedade.
  • A história do esporte: Pré-história, antiguidade, origem das regras.
  • Os Jogos Olímpicos: origem, descrição técnica, atividades, formatos.
  • O esporte no Brasil: origens, escolas, vocações, programas.
  • Esportes Olímpicos I: origens, técnicas, ferramentas práticas.
  • Esportes Olímpicos II: origens, técnicas, ferramentas práticas.
  • Marketing Esportivo e Esporte com business.
  • Pedagogia Esportiva: espaços esportivos como salas de aula.
  • Interdisciplinaridade da prática esportiva
  • Ergonomia Esportiva.
  • Políticas públicas: a cidadania no centro da política esportiva do país.
  • Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016: perspectivas, metas e oportunidades da Rio 2016.



Inscrição http://www.fdr.com.br/olimpiadaecidadania/index.php?target=inscricao

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog