sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O que é MASSOTERAPIA?


A massagem

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindomúsculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.




Massagem terapêutica
 
Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas categorias: Energéticas e Fisiológicas. As primeiras buscando a reorientação da energia vital (chi, ki, prana) e as segundas buscando a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso. Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos.


Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens parabebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas. Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.

A massagem não é exclusividade do profissional de fisioterapia, nem pode ser considerada como prática estrita dos fisioterapeutas...


Massagem Havaiana

A Massagem Havaiana (Lomilomi) é parte integrante da medicina tradicional havaiana. A Massagem terapêutica Havaiana e a arte havaiana de curar através do toque de Havaí,Polinésia.

Lomilomi em havaiano significa esfregar, amassar, massagear. Tem inúmeras versões de Lomilomi praticadas por todo o Havaí. Em escolas de massagem havaiana tem duas estilos principais de Lomilomi: Lomilomi Big Island Style de Aunty Margarete Machado parece ser uma versão polinésia da massagem européia ou "clássica / sueco". Lomilomi de Kauai, "Romi Kapa Rere", e dynamico como uma dança de surfe nas ondas, com longos e fortes movimentos, com a tradicional música havaiana.

No contexto de tradição havaiana a massagem tem o objetivo de restabelecer o estado natural de harmonia da vida (lokahi) e de energia vital (mana) no corpo.

A massagem atua tanto no corpo fisico como no emocional, por isso além de revigorar o corpo devido aos desgastes das atividades diárias, a massagem também faz o massageado se sentir acolhido, aliviando sua carencia afetiva.

São necessários alguns anos de treinamento para dominar com eficiência não apenas as manobras, mas compreender a essência e a profundidade terapêutica do toque havaiano.



Massagem Relaxante



A Massagem Relaxante é executada aplicando movimentos firmes e suaves sobre o corpo, proporcionando relaxamento muscular, melhoria da circulação sanguínea, alívio de tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios. Existem diversas técnicas de massagem para praticamente todos os fins: correção postural, relaxamento, pós cirúrgica entre outras. Com a Massagem Relaxante, os músculos tensos e doloridos relaxam.

É uma ótima indicação para pessoas com fibromalgia. A massagem relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.

O principal deles é a ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos. A massagem relaxante também abaixa a pressão sanguínea, melhora o sistema digestivo, proporciona benefícios físicos e psicológicos, aliviando dores musculares, diminuição da ansiedade, irritabilidade, aumenta sua flexibilidade, elasticidade entre outros benefícios.

Esta técnica é uma ótima alternativa para pessoas que passam por dificuldades ou se sentem angustiadas. É muito indicada para quem tem problemas de insônia ou acorda com sensação de cansaço. Quem tem dias corridos nas grandes cidades costuma sentir melhor os efeitos da massagem relaxante. Ela acalma a mente das pessoas. Todos os sistemas do corpo reagem positivamente à técnica. O coração bate mais calmo, a respiração melhora e fica mais profunda, a pressão sanguínea normaliza e o intestino funciona melhor.
A massagem relaxante traz para a pessoa o bem estar, mais vigor e vontade. É altamente terapêutica, ajuda na reflexão e acalma antes de alguma atividade que dá medo, como uma prova ou discurso em público. Mantém os efeitos bons pelo resto do dia ou por mais tempo.

A massagem relaxante tem um efeito calmante no sistema nervoso. O SNA (sistems nervosa autônomo) tem duas divisões: o sistema simpático (entre outros, responsável pela boa digestão e uma boa vida sexual) e o sistema parassimpático (entre outros, responsável por atividades mais físicas). A massagem relaxante liga o sistema parasimpático e desliga o sistema simpático.

Na vida ocidental,é difícil desligar o sistema simpático do estresse e muitas pessoas raramente se sentem calmas. Este estresse pode levar a problemas intestinais (intestino preso ou hiperativo) e problemas sexuais (impotência ou falta de vontade sexual). A massagem relaxante abaixa o rítmo cardíaco, tem efeitos bons na pressão sanguínea e deixa a pessoa disposta a enfrentar o estresse do dia a dia. Toque é vital. Pessoas precisam ser tocadas para ter mais energia na vida.

A massagem relaxante é um ótimo investimento para seu próprio bem estar ou como presente para alguém querido
O que é massoterapia ?
 
Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, sendo que alguns massoterapeutas também podem realizar movimentos nas articulações do cliente e fazer aplicações de calor, frio e vibrações.

Quais são as aplicações da massoterapia?

A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática.


PERFIL DO MASSOTERAPEUTA
 
O Perfil do Massoterapeuta está descrito de acordo com a CBO 5161-35; (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho.

O Massoterapeuta é o profissional da saúde com competência para utilizar, indicar e ensinar o uso de recursos naturais de prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde.

É um profissional com uma concepção Holística de Saúde, que se enquadra na área de abrangência de integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

É um profissional das formas associadas de métodos antigos,tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e recuperação da Saúde visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano com o meio ambiente.

A Massoterapia é uma forma complementar de cuidar da saúde com o apoio do toque físico,tão importente quanto raro em nossa civilização urbana e globalizada.O massoterapeuta utiliza o toque manual como seu principal veículo/instrumento de trabalho, visando reeestabelecer o fluxo energético em pontos reflexos e meridianos,possibilitando a correção de disfunções do organismo.

A Massoterapia também significa acalmar e tocar, na busca do equilíbrio físico mental e energético com as mãos.Os movimentos e técnicas são de diversos tipos como: deslizamento, pressão, amassamento, percussão, tamburilamento, fricção, vibração e rotação.



COMO SURGIU O TERMO M A S S O T E R A P I A

O Termo M A S S O T E R A P I A foi criado introduzido e sistematizado por Profissionais MASSAGISTA no ano de 1.980.

HISTÓRIA da MASSAGEM / MASSOTERAPIA


A MASSAGEM, já era praticada no ano 2.800 antes de Jesus o Cristo pelas antigas civilizações: Chinesa, Japonesa, Egípcia, Persa, Grega.

Com a imigração no inicio do século XX dos orientais para o Brasil, vieram muitos Práticos e Médicos que introduziram na sociedade brasileira as Técnicas de Massagem como instrumental terapêutico.

Os MASSAGISTAS que ao longo dos anos adquiriram as experiências que foram passando de geração em geração; E com as mudanças no modo de viver das pessoas, alguns se tornaram muito conhecidos pôr atenderem os Jogadores de Futebol.

A partir de 1978 a mídia impressa nacional começou a divulgar anúncios das "famosas casas de massagem for man", em 1979 o consagrado massagista Mário Américo foi preso por exercício ilegal da Medicina acusado de receitar medicamentos.

Com o aumento da procura pôr Profissionais cada vez mais qualificados, houve a necessidade de aperfeiçoamento do Profissional Massagista e, após várias reuniões o estudioso profissional de Massagem Professor WILSON CORREA DE MOURA, que então militava no Distrito Federal, decidiu abraçar a bandeira da promoção, defesa, valorização e dignificação dos verdadeiros profissionais de massagem no Brasil e, depois de vários contatos com colegas da área, médicos e autoridades da área de saúde, decidiu adaptar o termo Masoterapia da língua Espanhola, traduzindo para a língua Portuguesa com a palavra MASSOTERAPIA.

DEFINIÇÃO do Termo MASSOTERAPIA

Etimologicamente a palavra Masso em grego, significa o ato de amassar e Therapeia significa terapia = Tratamento. 

A MASSOTERAPIA - Significa o ato de massagear o corpo ou parte dele com fins terapêutico, que de acordo com nosso juízo cinético a massagem é a transmissão aos tecidos orgânicos de movimentos oscilantes de freqüência determinada, com fins terapêuticos e englobando todas as Técnicas Corporais



Shiatsu, Anma, Tui-Ná, Seitai, Shantala, Do-In, Ayurvédica, Reflexologia, Quiropraxia, Reiki, Yoga, Terapia Pranica, Rolfing, entre outras.

O MASSOTERAPEUTA é o Profissional que atua com o conhecimento destas Técnicas Corporais.

Cunhado o novo termo o Professor Wilson Correa de Moura fez uma verdadeira cruzada nacional até que em 1981, introduziu no SESC/SENAC de São José dos Campos - SP, o primeiro serviço de Massoterapia, no Brasil, contando com o apoio de Associação Paulista de Medicina (APM - regional), do Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP (PM SJC), organizou e realizou no SESC/SENAC em 1983, a Primeira Jornada de Massoterapia do Vale do Paraíba, reunindo expositores das áreas de Massagem, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, numa iniciativa inédita que mereceu destaque na mídia impressa, televisada e falada nacional.

A partir da realização desse evento o Professor Wilson Correa de Moura buscou a consolidação da nova denominação com a introdução do termo Massoterapia na Enciclopédia Britânica e Barsa e, já em 1985 tiveram o termo Massoterapia inserido nos verbetes dos dicionários brasileiros, elevando à promoção em nível nacional; coroado de êxito pleno o trabalho abraçado há quatro anos por Wilson de Moura, que o conseguiu resgatar o bom conceito dos profissionais e abrir um novo mercado de trabalho no País para servir à sociedade em geral com carinho e respeito a que faz jus.

Com esta definição do termo MASSOTERAPIA, em todo o Brasil e em outros paises começou-se a estruturar a  Categoria Profissional, diferenciada e expressiva, um corpo de Profissionais que utiliza seus conhecimentos da Técnica aplicada como recurso e instrumento de Trabalho as MÃOS como extensão do CORAÇÃO e como princípio o “CUIDAR” (que vem do Latim “cura”, antigamente escrita = coera), a qual expressa a atitude de dedicação, disponibilidade e contém em si responsabilidade respeito, consciência, atenção, preocupação e ética, sendo a base para a compreensão do ser humano, trabalhando com liberdade e promovendo a saúde com amor.

O TERAPEUTA (que vem do Grego “Terapeuten”), significa aquele que cuida e cura a si mesmo antes de tudo, e assim como cuida-se do pequeno Ser que nasce e merece crescer saudável, através das MÃOS que canalizam a energia universal da Vida, e o toque da Massagem no cliente lhe proporciona a segurança, o bem estar e o alívio das dores.

Técnicas Básicas de Massoterapia


1) Deslizamento: Consiste em deslizar as mãos sobre a superfície do corpo, comdiferentes pressões: suaves, médias e profundas. Nas direções longitudinal, transverso eoblíquo. O deslizamento SUAVE age na epiderme, sensibilizando terminações nervosas,removendo a camada epitelial, com ação calmante e despertando a consciência corporal.O deslizamento Médio age na derme e hipoderme, age sobre a elasticidade da pele,desfaz aderências , estimula a circulação sangüínea e linfática, aumentando assim aoxigenação e nutrição dos tecidos.



2) Amassamento: É um conjunto de manobras de deslocamento, pressionando ecomprimindo toda a superfície das mãos sobre os músculos. O amassamento tem açãofisiológica de atuar sobre tecidos epitelial, nervoso, sangüíneo, linfático, adiposo,glandular, contribui no fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibrasmusculares através de maior nutrição celular. É possível usar o amassamento em todosos tipos de massagem por ser considerada uma das manobras mais completas. Oamassamento dever ser aplicado de forma não profunda para evitar provocar irritação na pele. É indicada a aplicação em casos de atrofia muscular e em tecidos flácidos noabdome, glúteos, e regiões da coluna vertebral dorsal e lombar.


3) Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfíciedo corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.Pode ser usado em todo o corpo. Quando aplicado na cabeça, usa-se a polpa dos dedos,friccionando o couro cabeludo e face.


4) Pinçamento: Consiste em movimentos dos dedos para espremer e pinçar músculos eligamentos, utilizando dois, três ou cinco dedos. É indicado para estimular a circulaçãosangüínea, ativar músculos, manipular aderências e estimulando a circulação sangüíneae a flacidez.O pinçamento Simples: Prende a pele na ponta dos dedos, estica ao máximo suaelasticidade e solta, desfazendo aderências e estimulando a circulação sangüínea.O pinçamento Rolante: Prende a pele na ponta dos dedos e faz-se um movimentorolante em linhas retas. Este tipo de pinçamento também tem ação fisiológica dedesfazer aderências além de ser usada nas algias.O pinçamento pode ser aplicado nos membros superiores, membros inferiores, glúteos, pescoço, abdome e regiões da coluna vertebral lombar, dorsal e cervical.


5) Vibração: Esta manobra é aplicada com a palma das mãos pressionando a pele, comforça intensa. Tem efeito calmante, analgésico e antispasmódico, atuando sobreterminações nervosas e ativando a circulação




Quem pode exercer a profissão de massagista?
A profissão de "massagista" encontra sua regulamentação na Lei nº 3968/61, que assim dispõe em seu artigo 1º:

"Artigo 1º O exercício da profissão de Massagista só é permitido a quem possua certificado de habilitação expedido e registrado pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina após aprovação, em exame, perante o mesmo órgão."

Conforme se verifica, o exercício da profissão de Massagista, quando da sua primeira regulamentação, estava vinculado à emissão de um certificado a ser expedido pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina, após a realização de um exame, perante este mesmo órgão.

Referido Serviço foi criado na década de 30, sendo que sempre esteve vinculado ao Ministério da Saúde (em que pese este ainda estar vinculado ao Ministério da Educação esta época). Em 1957 foi incorporado às suas funções também a fiscalização farmacêutica, passando à denominação de "Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia".

Todavia, ao que consta do atual organograma do Ministério da Saúde, o Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia não faz mais parte dos órgãos que o compõem, tendo suas atribuições sido repassadas à Vigilância Sanitária.

Assim, ficaria esta, por intermédio de suas descentralizações a responsável pela atuação prevista na lei específica (3968/61), no aspecto relativo à profissão do massagista.

Outrossim, podemos afirmar que a atividade desenvolvida pelo "massagista" não é considerada como especialidade médica, tampouco estando sob a proteção deste Conselho Regional de Medicina.

Não há nenhuma regulamentação mais recente acerca da atuação do massagista que pudesse trazer maiores informações a respeito do seu exercício regular, não restando dúvida, entretanto, de que o mesmo compõe a esfera dos profissionais de saúde, estando vinculados, como tal, à vigilância sanitária.

Em termos de direito comparado, podemos citar como exemplo o direito português que regula a questão por intermédio do Ministério do Trabalho e da Solidariedade e define o massagista como "o trabalhador que dá massagens para fins médicos, visando a activar a circulação, cuidar de lesões musculares, eliminar gorduras e toxinas, e obter outros resultados terapêuticos. Ensina o assistido a fazer certos exercícios com carácter correctivo, pode combinar massagem com outros tipos de tratamentos de vapor, calor húmido, parafango e electroterapia."

No Brasil, podemos dizer que a profissão está muito mais próxima de um trabalho auxiliar à fisioterapia do que, propriamente, à medicina, como vem sendo adotado em outros países, como Portugal acima referido.

Contudo, a sua regulamentação - já ultrapassada - não contempla a existência de um Conselho de Classe, tampouco as matérias relativas à sua efetiva atuação, código de ética ou ainda, a formação básica indicada como essencial.

Conclusivamente, podemos afirmar que a profissão de massagista, hoje, não está incluída como "médica", em qualquer das suas especialidades, sendo que a sua atuação está sob a fiscalização da Vigilância Sanitária.

Quanto à vigência da lei nº 3968/61, entende-se que a mesma está em pleno vigor, com exceção do artigo relativo ao registro no Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina, uma vez que este, ao que consta da pesquisa realizada, foi substituído pela Vigilância Sanitária.




Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio (L´Equipe Assessoria Esportiva-Fortaleza-Ce)
  • Massagens relaxantes (Academia Pa-Kua parque do cocó-Fortaleza)

(Entre em contato via facebook)
Grupos de corrida ,caminhada e treinamento funcional


(Ligar para (85)8715.7060 -(85)9950.4224 falar com massoterapeuta Elisandria,atendimento na academia Pa-kua ,do parque do Cocó,Fortaleza)



Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness





Fonte:www.copacabanarunners.ne,http://www.conbramassoconselho.com.br,http://pt.scribd.com/Marianabarreiro6,http://pt.wikipedia.org,http://antigo.sp.sebrae.com.br,regulamentarmassoterapia.blogspot.com

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) físicos com bola suiça (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2) Água nos treinos (1)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog