terça-feira, 3 de abril de 2012

O que é SEDENTARISMO?


O que é o sedentarismo?

Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerado como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas com pouca atividade física e que perdem poucas calorias durante a semana, são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Quais as principais conseqüências do sedentarismo?

A ausência da atividade física tem várias conseqüências, como sobrepeso e obesidade, aumento das taxas metabólicas como os colesteróis, diabetes, ácido úrico, cardiopatias, alterações na pressão arterial, problemas articulares e posturais.

Quando podemos detectar que uma pessoa é sedentária?

Quando não tem uma regularidade em suas atividades físicas ou ausência total delas. O ideal é praticar alguma atividade, no mínimo, por 30 minutos, 4 vezes na semana.
 
O sedentarismo é uma doença?

A organização mundial de saúde (OMS) considera o sedentarismo como doença e ela é responsável por 2 milhões de mortes por semana Além disso, a falta de atividade física ainda aumenta enormemente a chance de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto, depressão e outros desequilíbrios psíquicos, além de obesidade e hipertensão.

Quais os casos mais graves de sedentarismo?

Diria que todas as complicação advindas do sedentarismo são graves, porém as mais fatais são as doenças cardiovasculares, que os indivíduos sedentários tem 30% de chance a mais de desenvolverem.
 
Qual a melhor maneira de combater o sedentarismo?

Estimular a iniciar uma atividade física. É fundamental que a pessoa procure um profissional da área para orientá-la e que tenha em mãos um atestado de aptidão a atividades físicas.

Qual a sua dica para quem quer sair da vida sedentária?

Exercite-se semanalmente. No início, é difícil quebrar a inércia, mas este período de dificuldade passa logo. O prazer, obtido durante e após a prática de atividade física, é muito benéfico tanto para o corpo, quanto para a mente. Sem contar que é um item fundamental para a manutenção da vida ativa.
     

Observações importantes



O acesso a aparelhos eletrônicos cada vez mais sofisticados facilitou a vida.
Não é mais necessário ir ao banco pagar uma conta; ao correio enviar uma carta; ou mesmo enfrentar a fila do cinema para ver um filme.

Afinal, nada mais cômodo do que ligar o televisor de alta definição, sentar no sofá e saborear uma comidinha crocante. São horas na frente do computador, da televisão, do ipad, do videogame e de outros assemelhados. O resultado é que as pessoas vão se tornando sedentárias e colocam, cada vez mais, a sua saúde em risco. 
Sedentarismo é a falta de atividade física e a consequente diminuição do gasto calórico do organismo. Resulta em excesso de peso, em especial quando associado à alimentação inadequada. Fast-food, frituras e muitos alimentos industrializados têm alta concentração de gordura trans, que se acumula no corpo e nas artérias, podendo causar o entupimento delas, a aterosclerose.
 
A soma de má alimentação e sedentarismo pode levar ainda à hipertensão arterial; ao aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do bom (HDL); e à elevação dos níveis de triglicérides. Como não há sintomas desses problemas, a pessoa só irá percebê-los quando desenvolver doenças cardiovasculares, muitas vezes fatais, como o infarto.
 
Outro efeito comum do sedentarismo é deixar o indivíduo mais ansioso.



Quando a ansiedade se torna crônica, o organismo passa a liberar corticóide - hormônio que reduz a resistência do corpo, deixando-o predisposto a infecções. E mais: as muitas horas à frente da televisão ou do computador fazem com que se adquira hábitos posturais errados, o que deixa a musculatura rígida, podendo levar a doenças articulares e da coluna, entre outras. 


A visão também é prejudicada, especialmente a das crianças, pois ao focar numa tela por muitas horas perde-se o ângulo de visão mais amplo, prejudicando a expansão das células do nervo ótico. Por passarem a maior parte do dia em locais fechados, pessoas sedentárias tendem ainda a ter deficiência de vitamina D, que está presente na pele e precisa dos raios solares para se tornar ativa. São suficientes dez a 15 minutos de exposição ao sol por dia - com protetor solar, obviamente.
 
Pior é que ao invés de brincar de escondeesconde, pega-pega, jogar queimada ou futebol, as crianças de hoje também acabam passando os dias fechadas em apartamentos, escolas e shopping centers e, como os pais, estão se tornando sedentárias. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 60 milhões de crianças entre 7 e 10 anos têm sobrepeso ou são obesas. E uma criança obesa tem até 77% de chance de se tornar umadulto hipertenso e obeso



.   
Como evitar tudo isso?


Basta voltar a caminhar diariamente, tomar sol, frequentar um parque, um clube ou ir à praia com as crianças nos finais de semana. Descer uma ou duas estações antes do ponto de ônibus ou do metrô e andar até em casa; buscar os filhos a pé na escola; caminhar até a padaria ou banca de jornal. Na hora de comer, prefira verduras, frutas e carnes magras e evite os alimentos industrializados. Evite também cigarro e bebidas alcoólicas, que agravam ainda mais o risco de doenças cardiovasculares. E faça uma avaliação médica periódica, mesmo que não esteja acima do peso.

São medidas simples, mas que irão trazer enorme benefício à sua saúde e qualidade à sua vida. 

Meu conselho?

Movimente-se!!!
Procure um profissional de educação física para maiores informações!

Contatos para;

  • Personal Trainner
  • Treinadora para concursos
  • Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
  • Ginástica Laboral em sua empresa
  • Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio

Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness








Fonte:http://suadieta.com.br,http://caras.uol.com.br/noticia/saude-por-joao-vicente-da-silveira#image0,

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) físicos com bola suiça (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kranking (1) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2) Água nos treinos (1)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog