sexta-feira, 15 de junho de 2012

Água e Alimentação durante os seus exercícios físicos



Frutas


 Esses alimentos são ótimos aliados aos treinos e provas.

Para um bom aproveitamento no período de treino, é importante prestar atenção na escolha da fruta para o momento. Isso porque, além de ajudar na hora do exercício, dando mais energia e disposição, as fibras podem atrapalhar também, se trouxerem desconforto gástrico.

Se a ingestão for antes do treino, o ideal é optar por frutas com baixo ou moderado nível glicêmico, como pêra ou maçã. “Esses alimentos dão energia durante um tempo prolongado, como o período em que você estiver correndo”.
Caso você sinta desconforto se alimentando pouco tempo antes do treino, uma opção é o suco de frutas coado, mais fácil de digerir.
Mas evite melancia, pois ela pode ser indigesta, e se optar por laranja, tire o bagaço, pois tem efeito laxativo.

Caso a corrida não seja muito longa (abaixo de cinco quilômetros), não é necessário ingerir alimentos sólidos durante o exercício. Mas se o tempo de exercício for longo, vale testar a digestão de alguma fruta seca como, por exemplo, castanha de caju.

 
Ao final do treino ou prova, é importante se alimentar direito para recuperar a energia perdida. “Nesse momento, se o atleta escolher uma fruta, deve optar pelas que têm índice glicêmico maior, que fornecerão energia rapidamente para recuperá-lo do esforço”.

Boas opções são banana, manga e sucos, que ajudam a hidratar. Um lanche mais reforçado, com pães e massas é uma boa pedida para acompanhar as frutas.


A alimentação é um aliado essencial durante a prática de exercício. É ela que fornece a energia que uma pessoa precisa para ter bom rendimento durante suas atividades. Antes do treino é importante se hidratar bastante e comer alimentos como maçã, pêssego e pêra, que são leves e contém açúcar, proporcionando um boost de energia ao corpo.


Alimentação Pós-Treino


A ingestão de alimentos é igualmente importante! Ela repõe o estoque de energia perdido durante o exercício e assegura que o rendimento do próximo treino será satisfatório. Mas não é só chegar em casa e assaltar a geladeira, engolindo tudo que aparece pela frente! O corpo precisa de uma dieta balanceada e saudável, principalmente neste momento onde ele está mais enfraquecido.


 

Nutricionistas avaliam que para se repor o estoque de energia, o principal componente que precisamos são os carboidratos com alto índice glicêmico. O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, e tem a ver com o açúcar do sangue. Cada vez que ingerimos carboidratos (que são, basicamente, açucares), eles são incorporados à corrente sanguínea em diferentes velocidades. Quanto mais rápido ele entra no sangue, maior é a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas. É a maneira que o corpo acha de equilibrar nossos níveis de açúcar. Alimentos que requerem muita produção de insulina são considerados de alto índice glicêmico e os que requerem menos produção de insulina são considerados de baixo índice glicêmico.

Alguns alimentos contendo carboidratos com alto índice glicêmico são o pão branco, mel, batata, arroz. Macarrão com um molho bem gostoso é sempre uma boa opção, ou um sanduiche com queijo.



Entretanto, apesar de serem extremamente importantes para a recomposição do corpo, os carboidratos não são os únicos alimentos que devemos ingerir após exercício. Eles devem ser combinados com proteínas (carnes magras, queijos) e potássio (banana e água de coco, para evitar câimbras). Além disso, é super importante beber bastante água após o treino. Afinal, o corpo precisa ser hidratado. 1 litro de água para cada quilo perdido é o desejável.


Mesmo o pessoal que está fazendo exercício com o objetivo de perder peso deve se alimentar após o treino! Além de auxiliar na recuperação do corpo, o lanchinho pós-treino evita que haja consumo da massa magra (composta, principalmente, por músculo). É no músculo que fica a maior reserva energética do corpo. Portanto, se o músculo é consumido pelo organismo como forma de energia, é provável que iremos nos sentir sem ânimo, ocasionando falta de motivação e rendimento durante o exercício. Muitas vezes, isto pode até chegar a se desenvolver em uma depressão.


A alimentação pós-treino deve ser feita o mais próximo possível do término da corrida. No máximo duas horas após o treino. É neste espaço de tempo que o corpo repõe sua energia com mais eficiência. Se você não tem disponibilidade para preparar um lanche após seu exercício, é sempre bom andar com barrinhas de proteína/cereal, bebidas energéticas, sucos, sachês de mel, frutas e biscoitos para auxiliar na reposição adequada de energia.

Se pratica esporte, como já dissemos,o seu corpo precisa de hidratos de carbono, a principal fonte de energia do corpo durante o exercício físico. Se tiver uma alimentação adequada, poderá aumentar o seu desempenho, atrasando a fadiga muscular e acelerando a recuperação dos seus músculos.

Todas as frutas contêm açúcares, que fornecem energia antes do treino e ajudam a recuperar depois do mesmo. Mas nem todas as frutas têm o mesmo índice glicémico (IG) (potencial que um determinado alimento tem de aumentar os níveis de açúcar no sangue).


Desta forma, as frutas com baixo IG são ideais para consumir antes do treino. Por sua vez, as frutas com elevado IG são recomendadas para após o treino, já que repõem mais rápido os açúcares perdidos durante a actividade física, favorecendo a hidratação e a recuperação.

No quadro que se segue pode ver quais as frutas indicadas para antes e depois do treino, segundo o seu IG. As escolhas que faz a nível da alimentação determinarão o seu sucesso desportivo.




Garrafa d’água pode potencializar o treino


Você acredita que quanto mais você transpira durante os exercícios, mais você emagrece? Essa ideia já foi desmistificada por diversos estudos e, agora, chega mais outro para contrapô-la no que diz respeito à liberação de calor pelo corpo. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, na Califórnia, concluiu que segurar uma simples garrafa com água gelada traz benefícios. Em outras palavras, resfriar as palmas das mãos enquanto se exercita potencializa a atividade.

 


Durante doze semanas, estudiosos da faculdade de medicina da universidade americana analisaram o desempenho de 24 mulheres com idades entre 30 e 45 anos, que apresentavam IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 34,9 – consideradas obesas, com maior dificuldade de dissipar calor. Elas praticaram exercícios físicos três vezes por semana segurando um equipamento que alterava a temperatura das mãos. Metade segurava um aparelho que continha água gelada (15,5°), enquanto a outra parte trabalhava com água em temperatura ambiente (37°).

 

Como resultado, o time da água gelada conseguiu correr mais e em maior velocidade que aquelas que seguravam a água em temperatura ambiente. Além disso, o primeiro grupo apresentou melhores resultados na pressão sanguínea, nível cardíaco e tamanho de cintura.


O estudo serve para mostrar que impedir a saída do calor interno corporal leva a uma exaustão precoce. E mostra uma maneira externa de controlar a temperatura do corpo, além de ser uma forma de hidratação, se for utilizada uma garrafa d’água no lugar do aparelho.


Então, no próximo treino, que tal correr com uma garrafa de água gelada na mão? 
Escolha seu squeeze ou garrafinha apropriada e hidrate-se enquanto melhora seu desempenho.
Fica a dica:


Há quem se pese todos os dias ou até mais de uma vez em um dia, o que não denuncia se a pessoa engordou ou não. “Não podemos nos esquecer de que 70% do nosso peso é água. Se você tomou mais líquido, fez menos xixi, pode dar diferença”, disse ao jornal Folha de São Paulo o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 


Fonte:http://www.centaurorunning.com.br,http://nt-power.blogspot.com.br

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog