domingo, 8 de julho de 2012

Mitos e verdades no uso de Adoçantes




Adoçantes Vilão ou mocinho?


Os adoçantes, geralmente sem calorias, caíram no gosto popular por necessidade, desejo de emagrecer ou preferência de paladar. Porém muita gente não sabe muito bem qual é a maneira correta de utilizá-los. Veja as respostas para as dúvidas mais comuns.

Adoçante causa câncer?

Alguns estudos do final dos anos 1970 mostram uma associação entre o adoçante ciclamato de sódio e o aparecimento de tumores na bexiga. "Essas pesquisas foram realizadas em ratos e com doses muito altas, bem superiores às máximas diárias", afirma Marlene Merino Alvarez, coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes. Alguns países proíbem o uso do ciclamato, mas no Brasil ele é permitido. "Os adoçantes são seguros se usados na dose recomendada pelo nutricionista ou médico, baseada nas orientações dos órgãos fiscalizadores", diz a nutricionista. Eles são um risco somente para quem não controla a quantidade ingerida, inclusive de outros produtos que possuem altas doses da substância, como refrigerantes diet.

O abuso, ao longo de anos, pode sobrecarregar órgãos como rins e intestinos e favorecer o desenvolvimento de problemas como alergias e tumores. "Mas não é possível afirmar que o indivíduo terá câncer por isso", diz Marlene.



 



Adoçante engorda?
Uma pesquisa da Universidade de Purdue (EUA) mostrou que, em ratos, a sacarina pode engordar mais do que o açúcar de cana. O alto poder edulcorante do adoçante, ou seja, a capacidade de conferir sabor doce, estimularia o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias, desregulando o organismo e favorecendo o ganho de peso. Alguns cientistas acreditam que o estudo explica, em parte, por que os maiores consumidores de adoçantes são os obesos.

"A discussão atual é se o adoçante levaria a uma resposta exacerbada do organismo e não forneceria o substrato esperado, a glicose", diz Marlene. "Isso promoveria poupança de energia e busca de mais alimento, acumulando mais gordura." Mas essa hipótese ainda precisa ser investigada em humanos, já que a obesidade é resultado de diversos fatores. Por enquanto, o adoçante continua firme como coadjuvante no controle do peso. "Nas doses recomendadas e em um plano alimentar com controle de calorias, esse possível efeito colateral do adoçante seria neutralizado", diz a nutricionista.

Grávidas podem consumir?
Segundo Marlene, sobretudo no primeiro trimestre da gestação, deve-se ter cautela com o uso de adoçantes pela possibilidade de efeitos responsáveis por malformações. Há exceções. Desde que respeitados os limites de consumo diário, o FDA (órgão de controle de alimentos e remédios nos EUA) não restringe o consumo de cinco substâncias: sucralose, acesulfame de potássio, sacarina, aspartame e neotame (pouco usado no Brasil). "Mas a orientação deve ser feita caso a caso", diz Marlene.


E as crianças?
Podem usar adoçante quando recomendado pelo nutricionista ou médico. Como não existem diretrizes específicas para elas, o consumo também deve se basear no peso. "Vale lembrar que existem diversas estratégias para o controle de peso na infância, e muitas vezes não é necessário substituir açúcar por adoçante", afirma Marlene. Atenção para o consumo abusivo de refrigerantes diet.

Somente produtos diet contêm adoçantes?
Não. Os de baixa caloria podem contê-los. Produto dietético é aquele que teve algum nutriente eliminado para atender a uma necessidade, "como a retirada do açúcar para diabéticos, do sódio para hipertensos ou da gordura para portadores de hipercolesterolemia", diz Marlene. Já os produtos light devem ter menos que 25% de calorias que o original. Isso pode ser feito por supressão ou redução de nutrientes como o açúcar, freqüentemente substituído pelo adoçante.

CADA RÓTULO UMA SENTENÇA


Conheça as características dos adoçantes mais encontrados no mercado

ACESULFAME DE POTÁSSIO
Pessoas que necessitam limitar a ingestão de potássio (K) só devem consumi-lo após consulta médica. Geralmente é associado com sacarina e ciclamato de sódio
Limite de consumo: 15 mg/dia/kg
Marcas: Assurgin e Doce Menor

CICLAMATO DE SÓDIO
Alguns estudos da década de 1970 apontaram efeitos carcinogênicos no ciclamato de sódio em ratos. Por isso, ele é ilegal nos EUA, Inglaterra, França e Japão. Em mais de 50 países, incluindo o Brasil, seu uso é autorizado. Costuma ser combinado com a sacarina
Limite de consumo: 7 mg/dia/kg
Marca: ZeroCal

ESTÉVIA
Derivada da planta de mesmo nome, já era utilizada pelos índios tupis-guaranis. Em geral, é associada a outros adoçantes e, por isso, deixa de ser "natural". Há poucos estudos para assegurar o seu uso
Limite de consumo: 5,5 mg/dia/kg
Marcas: Stevita (pura) e Good Light

SACARINA
Geralmente associada ao ciclamato, tem poder edulcorante 200 a 700 vezes maior do que a sacarose, presente no açúcar. Foi descoberta em 1879 e era utilizada inicialmente como anti-séptico e conservante. Os adoçantes feitos de ciclamato e sacarina têm gosto amargo, mas são os mais baratos
Limite de consumo: 5 mg/dia/kg
Marca: ZeroCal

SUCRALOSE
É o único que deriva da cana, por isso tem um sabor considerado mais próximo ao do açúcar refinado. Pode ser consumido com segurança por diabéticos, gestantes e por pessoas de qualquer faixa etária e estado fisiológico
Limite de consumo: 15 mg/dia/kg
Marca: Linea (com acesulfame-K)

ASPARTAME
Feito com proteínas naturais, possui sabor mais semelhante ao do açúcar, em comparação com sacarina e ciclamato. Geralmente é associado ao sorbitol extraído das frutas
Limite de consumo: 40 mg/dia/kg
Marcas: Finn e Gold

FRUTOSE
Extraída de frutas e mel, possui algumas calorias, diferentemente de outros tipos de adoçante. Especialistas não recomendam seu uso por diabéticos porque favorece a elevação do colesterol
Limite de consumo: não estabelecido
Marcas: Doce Menor e Lowçucar


De que são feitos os adoçantes?

Alguns deles já vêm prontos da natureza.
É o caso do steviosídeo, mais conhecido como stévia, extraído de uma planta consumida tradicionalmente pelos índios brasileiros. Alguns deles surgiram em laboratório - muitos deles por acidente.
O aspartame, por exemplo, foi descoberto em pesquisas para um remédio contra a úlcera. Isso aconteceu em 1965, quando o químico americano Jim Schlatter deixou cair nas mãos uma combinação de aminoácidos por ele desenvolvida.
Quando levou um dedo à boca, sentiu um gosto extremamente doce: estava criado o popular adoçante usado em refrigerantes light.

O primeiro dos adoçantes artificiais - a sacarina, de 1879 - e o ciclamato, de 1937, também foram descobertos assim, numa casual lambida de dedos. É bom lembrar que nem todos esses produtos são feitos para dieta.

Muitos deles contêm calorias (veja a tabela) mas, como não são açúcar comum, podem ser usados por diabéticos. "O metabolismo dessas substâncias não requer insulina, o hormônio que os diabéticos não produzem adequadamente", diz o bioquímico Franco Lajolo, da USP. Além disso, americanos e europeus consumiram sacarina avidamente durante as duas guerras mundiais, porque o açúcar ia para as tropas.

Por fim, esses produtos podem ter também outras serventias. O xilitol, por exemplo, previne o surgimento de cáries. Por isso, é utilizado em chicletes e até em pastas de dente.



Fórmulas da doçura

Composição química dos adoçantes é bem variada

Artificiais

Adoçante - Sacarina

Composição - Tolueno (elemento orgânico), cloro e dióxido de enxofre

Calorias - Zero

Adoçante - Ciclamato


Composição - Ciclo-hexilamina (derivado do petróleo)

Calorias - Zero

Adoçante - Aspartame

Composição - Dois aminoácidos: fenilalanina e ácido ácido aspártico

Calorias - Quase zero

Adoçante - Sucralose


Composição - Sacarose (açúcar comum) alterada)

Calorias - Zero

Adoçante - Acesulfame K

Composição - Ácido Aceto-Acético (da família do ácido acético, presente no vinagre)

Calorias - Zero

Adoçante - Maltitol

Composição - Maltose (açúcar natural do malte) hidrogenada

Calorias - 50% menos que o açúcar

Adoçante - Lactitol

Composição - Lactose (açúcar natural do leite) alterada

Calorias - 50% menos que o açúcar

Adoçante - Isomalte

Composição - Sacarose (açúcar comum) alterada

Calorias - 50% menos que o açúcar

Adoçante - HSH

Composição - Amido alterado

Calorias - 25% menos que o açúcar

Naturais

Adoçante - Steviosídeo

Origem - Stevia rebaudiana (planta sul-americana)

Calorias - Zero

Adoçante - Taumatina

Origem - Thaumatococcus danielli (planta africana)

Calorias - Zero

Adoçante - Frutose

Origem - Frutas e mel

Calorias - Igual ao açúcar

Adoçante - Xilitol

Origem - Galhos de árvores como a bétula

Calorias - 40% menos que o açúcar

Adoçante - Tagatose

Origem - Encontrada em derivados do leite, mas seu processo de produção não é divulgado

Calorias - 40% menos que o açúcar

Adoçante - Trihalose

Origem - Encontrado no mel e produzido comercialmente a partir do amido

Calorias - Igual ao açúcar

Adoçante - Sorbitol

Origem - Encontrado em frutas e produzido comercialmente a partir da glicose

Calorias - 65% menos que o açúcar

Adoçante - Manitol

Origem - Encontrado em algas e produzido comercialmente a partir da glicose

Calorias - 60% menos que o açúcar

Adoçante - Eritritol

Origem - Melões, peras e uvas

Calorias - 65% menos que o açúcar



Mitos e verdades do adoçante

A seguir, o médico nutrólogo Fernando Chueire, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e a nutricionista Carolina Paz, da rede de suplementos nutricionais Sports Nutrition Center, respondem o que é verdade ou mito em relação aos adoçantes. Confira:


  • 1
    Como os adoçantes não contêm calorias, posso ingerir o quanto quiser
    Mito. O nutrólogo Fernando Chueire diz que, para não oferecer riscos à saúde, o consumo de adoçantes deve respeitar os limites de ingestão diária aceitável (IDA). “Para encontrar os valores máximos para cada pessoa é preciso multiplicar a quantidade de determinado adoçante pelo peso corporal. Mas vale ressaltar que é difícil ultrapassar as recomedações diárias. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 Kg pode ingerir até 2.200 mg de aspartame, o  que significa que ela pode beber até 6,3 litros de refrigerante diet ou light em um único dia”, explica o médico. Confira os valores máximos diários para cada tipo de adoçante:
    Aspartame: 40 mg x peso corporal
    Acesulfame K: 15 mg x peso corporal
    Ciclamato: 11 mg x peso corporal
    Sacarina: 5 mg x peso corporal
    Sucralose: 15 mg x peso corporal     
  • 2
    Adoçantes causam câncer
    Parcialmente mito. De acordo com a nutricionista Carolina Paz, “quando consumidos regularmente em excesso e acima dos valores recomendados os adoçantes podem possuir efeito tóxico sobre o organismo e, assim, aumentar os riscos de incidência de câncer”. Fernando Chueire explica que “o resultado dos estudos, realizados até o momento, não comprovou a relação dos adoçantes com o desenvolvimento de câncer”.
  • 3
    Adoçante engorda
    Parcialmente mito. De acordo com estudo publicado na revista "NeuroImage", a sensação de saciedade ao consumir o mesmo produto com açúcar ou na versão diet é diferente. A falta da glicose, responsável por liberar neurotransmissores que dão sensação de bem-estar, pode levar ao consumo exagerado de produtos em versão dietética, que podem conter muita gordura e, assim, promover ganho de peso.  Segundo Carolina Paz, “os adoçantes possuem pouco ou nenhum valor calórico e, portanto, não engordam diretamente. Indiretamente, eles podem engordar, já que certas pessoas aumentam o consumo de produtos nas versões diet e light por achar que não vão ganhar peso consumindo itens sem açúcar”.
  • 4
    Crianças não devem consumir adoçantes
    Mito. Para Fernando Chueire, o crescente número de crianças obesas ou com sobrepeso pode justificar a substituição do açúcar por adoçantes. “Crianças diabéticas também podem fazer uso do produto, sempre com orientação médica e nutricional adequada”, explica o nutrólogo.
  • 5
    A estévia é inofensiva à saúde
    Verdade. Apesar do sabor residual forte, é o adoçante mais recomendado por médicos e nutricionistas. “A estévia é um adoçante natural. Estudos em animais e humanos indicam que essa substância possui propriedades anti-hipertensivas e que poderiam reduzir a glicemia em pacientes com diabetes tipo 2”, diz Carolina Paz.
  • 6
    Grávidas não devem ingerir adoçantes
    Parcialmente verdade. O nutrólogo Fernando Chueire diz que ainda não existem dados conclusivos sobre a relação entre o consumo de adoçantes pelas grávidas e má formações fetais. “Somente diabéticas e mulheres que precisam controlar o ganho de peso devem ingerir adoçantes durante a gravidez, dando preferência para a sucralose, acessulfame K, estévia e aspartame”, explica o médico.
  • 7
    A sucralose não faz mal à saúde
    Verdade. A nutricionista Carolina Paz diz que “a sucralose é o adoçante que possui sabor mais próximo do açúcar, já que é um derivado da cana. Ela é altamente estável em diferentes temperaturas e, de acordo com estudos realizados até o momento, não causa cáries”. 
  • 8
    Adoçantes podem ser consumidos por qualquer pessoa
    Parcialmente verdade. Em geral, qualquer pessoa pode ingerir adoçantes, desde que respeite a quantidade máxima recomendada. De acordo com Fernando Chueire, “o aspartame está contraindicado para portadores de fenilcetonúria, já que pode dar origem ao retardo mental. O problema é facilmente diagnosticado em recém-nascidos, através do chamado Teste do Pezinho”.
  • 9
    Somente diabéticos devem consumir adoçante regularmente
    Mito. Fernando Chueire explica que “pessoas obesas ou com sobrepeso podem substituir o açúcar por adoçante, desde que respeitem a ingestão máxima recomendada. Além das bebidas, como café e sucos, é preciso levar em consideração a quantidade de adoçante contido em produtos industrializados diet ou light, como bolos, biscoitos, balas e refrigerantes”. Segundo Carolina Paz, “estévia e sucralose são os adoçantes mais indicados para consumo diário, já que são menos propensos a causar qualquer tipo de dano ao organismo”.  











Fontes; Sociedade Brasileira de Diabetes e FDA ,http://gnt.globo.com,http://revistagalileu.globo.com,http://mundoestranho.abril.com.br

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog