sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O que é Fitness Aquático?

O que é  Fitness Aquático?

Se procurarmos uma definição técnica de fitness aquático teremos de o descrever como "o conjunto das atividades que se realizam no meio aquático, aproveitando as suas qualidades e características para obter uma melhoria nas qualidades físicas focadas na saúde".
Para resumir, é um dos produtos resultantes da evolução do fitness em geral. A necessidade de estabelecer mais e melhores planos de treino focados na saúde física (e mental) fez com que muitas investigações se tenham interessado pelas peculiaridades do meio aquático.
E se há algo que se pode dizer destas modalidades é que são para todos, seja como método de iniciação a uma atividade de fitness, seja como complemento alternativo ao ginásio.
Além de que nem é preciso saber nadar!

fitness aquático surge como uma nova variante de aptidão tradicional, que é incorporado a um elemento diferente, a água. Sob a água o impacto é menor, mas a taxa metabólica é mais elevada. dentro desta atividade inclui o uso de bicicletas e outros elementos.
Embora existam diferentes tipos de atividades que você pode praticar diariamente, você pode escolher considerar o fitness aquático uma nova proposta de condicionamento que consegue ter uma enorme variação no seu treinamento.

O que tem o fitness aquático de especial?

- Flutuação: Há uma grande diminuição do impacto, sendo este praticamente nulo, e também no peso corporal dos praticantes, fazendo com que este tipo de exercício seja ideal para quem tem problemas articulares. Também o efeito da gravidade é o inverso pelo que nos vai custar mais ir para baixo, com o consequente efeito sobre certos músculos.

- Pressão: Obtém-se uma maior facilidade na circulação sanguínea e um efeito de "massagem" causado pela própria corrente de água.

- Inércia: Tanto a inércia como a aceleração do movimento é diferente na água do que no chão já que a água trava muito mais os movimentos.

- Ação/Reação: segundo Newton toda a força exercida numa direção e sentido gera uma reação em sentido contrário. Mas tenta realizar um movimento em que pernas e braços se movimentem no mesmo sentido (por exemplo, abrir pernas e elevar braços) e posteriormente o contrário (fechar pernas e abrir braços) e verás que o exercício no segundo caso requer muita mais intensidade.

- Resistência à superfície: Usamos este fato a nosso favor e utilizaremos as superfícies maiores para fazer os exercícios com mais carga.

- Termo-regulação: na água temos a sorte de dissipar o calor de forma muito mais rápida e eficiente do que na superfície, pelo que podemos trabalhar a maiores intensidades com menos descansos sempre que a temperatura do ar e da água sejam adequadas.

- Não há contração negativa: Salvo no caso de correntes, a água evita a realização de contrações excêntricas ou negativas. A água permite, assim, trabalhos em absoluto equilíbrio muscular, talvez pouco interessante para desportistas de competição, mas importante quando o nosso objectivo é a saúde.

Além de bicicletas especialmente feitas para a água, podem ter outros elementos, como passos, fitas, mini trampolins, halteres, tabelas, etc. Todos estes elementos são utilizados para aumentar a capacidade aeróbica, queimar gordura mais rapidamente e melhorar a saúde cardiovascular.

Hidro Interval - aula com intensidade forte, utilizando a técnica de variação de estímulos visando melhoria cardio respiratória;

Hidro Advanced - treinamento de força utilizando a resistência do corpo para explorar as propriedades da água;

Hidro Alongamento - movimentos de alongamento com auxilio do aqua tubo;

Hidro Shallow x Deep - variação de exercícios com apoio e sem apoio dos pés no chão da piscina;

Aqua Tubo Mix - variação de exercícios utilizando a versatilidade do aqua tubo;

Hidro Core - utilização dos conceitos do treinamento funcional adaptado ao meio líquido;

Hidro Relax - combinação de várias técnicas de relaxamento aquático.

Pliometria Aquática -Aula dinâmica com utilização de saltos variados e divertidos, objetivando força e resistência muscular para membros inferiores e conseqüentemente resistência cardio-respiratória.

Treinamento Funcional Anfíbio -TREINO UTILIZANDO A RESISTÊNCIA DA ÁGUA PARA MELHORA DO CONDICIONAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO E FORTALECIMENTO, NA TERRA PARA MELHORAR A FORÇA,POTÊNCIA E RESISTÊNCIA MUSCULAR.

Hidrotreino - Uma atividade física onde a regra é não pisar o pé no fundo da piscina. É um trabalho no qual se utiliza água como fator complementar do treinamento, diminuindo o desgaste oferecido com o treinamento tradicional e específico do esporte.


Benefícios das atividades na água

Nos últimos anos, muito se tem falado, muito se tem escrito sobre os efeitos benéficos das atividades na água como complemento do treino desportivo, mas na realidade, a utilização da água como elemento, não é novo, pois de acordo com Harris (1978), Moran (1979) e Lépore et al (1998), já desde o tempo de Hipócrates, que a água era utilizada no auxílio à reabilitação; por exemplo, os gregos e romanos já utilizavam a água corrente para a cura de doenças.

A água apresenta propriedades que facilitam o indivíduo na sua locomoção sem grande esforço, pois a sua propriedade de sustentação e eliminação quase que total da força da gravidade, podem segundo Campion (2000), aliviar o stress sobre as articulações que sustentam o peso do corpo, auxiliando no equilíbrio estático e dinâmico, propiciando dessa forma maior facilidade de execução de movimentos que, em terra seriam muito difíceis ou impossíveis de serem executados.

Silva (2000) refere que um longo período de inactividade pode provocar um acentuado processo de perda de performance das capacidades físicas. Conforme Powers & Howley (2000) o ditado “use-o ou perca-o”é válido para atletas em caso de interrupção prolongada de treino.

Os exercícios na água oferecem uma grande oportunidade de superar o desempenho ao mesmo tempo que diminuem o risco de desgaste.


O objetivo é melhorar a performance através de movimentos semelhantes aos da modalidade, desenvolvendo a cadeia muscular específica, facilitando e melhorando a amplitude do movimento, além do metabolismo ser o mesmo solicitado da modalidade.
Muitos atletas de alto rendimento, em todos os desportos, participam naquilo que é conhecido como o treino na água ou hidrotreino como meio de recuperar ou de evitar as lesões.

Treinar na água pode ajudar a aumentar a aptidão dos atletas no movimento, devido a nenhum impacto, o atleta lesionado pode treinar na água, é uma maneira ideal de recuperar de lesões tais como fracturas de stress, joelho, tornozelo ou dores musculares.

O atleta lesionado pode também beneficiar-se deste formulário de treinar executando o trabalho da resistência e da técnica sem medo de ferimento. Em relação à aptidão cardiovascular, um corredor pode conseguir o mesmo trabalho na água que nos recintos excepto sem o problema de treinar em superfícies duras.


Falar sobre as propriedades físicas da água é um pré-requisito primordial para a fundamentação e a aplicação de qualquer atividade dentro do meio aquático, sendo afirmado por Krasevec & Nogueira (2000).

Propriedades físicas da água

1. Pressão hidrostática

É uma pressão que os líquidos e os gases produzem por si próprios, sobre todas as partes do corpo que estiverem imersas na água. A pressão vai aumentar quando a densidade e a profundidade aumentarem;

2. Viscosidade

Em conjunto com a pressão hidrostática vai causar uma maior resistência ao movimento, aumentando a sobrecarga sobre o músculo em ação, ao mesmo tempo causa um efeito de massagem sobre o músculo que reduz a acumulação de lactato.

3. Condutibilidade térmica

Estima-se que a perda de calor durante 15 minutos de contacto com a água a 20 ºC, seja correspondente à igual perda ocorrida na exposição ao ar, à mesma temperatura, mas no período de uma hora.

A exposição a temperaturas mais altas (28º e 30º) aumenta a elasticidade, ajudando a aumentar o ângulo do movimento e a prevenção de lesões (Aboarrage, 1997).



 Momentos de aplicação do treino na água

 Treinar os 5 componentes da aptidão física, que são: condição cardiorespiratória, flexibilidade, composição corporal, resistência e força muscular.

 Benefícios do treino na água

Segundo Blasco (1994) os exercícios na água trazem benefícios ao corpo:

1. Melhora a circulação sanguínea: Graças aos principais fenómenos, a ação térmica da água sobre o corpo que produz uma ativação do sistema circulatório e a pressão da água exercida sobre o organismo que estimula o retorno sanguíneo.

2. Melhora as funções cardíacas: Devido à estimulação e melhora da circulação sanguínea e activação da musculatura produzida pelo movimento facilitado dentro da água.

3. Melhora as funções pulmonares: Para além dos fenómenos referidos, que também contribuem para ativação pulmonar positiva, aquelas atividades encaminhadas pela aprendizagem ou prática da apneia e dos mecanismos respiratórios são bons elementos para a melhoria das funções pulmonares.

4. Aumento da resistência: A adaptação progressiva ao exercício e realização, sobretudo, de treinos de media e baixa intensidade e de curta duração, proporcionam ao organismo a adaptação da qualidade mais qualificada para a melhora do metabolismo e das suas consequências positivas, para o aumento da resistência.

5. Estimulação do metabolismo: referindo a uma melhoria para o bom funcionamento dos sistemas inseridos na fisiologia corporal, e incluindo o ótimo equilíbrio e psicológico.

6. Participação de grandes grupos musculares: A atividade trabalhada na água propõe ativação de todos os músculos esqueléticos, assim como a sua adaptação e fortalecimento progressivo.

7. Tonificação muscular: Só a resistência oferecida pela água será uma carga uniforme e equilibrada mas adequada para o trabalho muscular. Com a prática continuada de atividades aquáticas notam-se, provavelmente, mais melhorias de todos aqueles problemas ocasionados pelas tensões musculares e posturais.

8. Relação muscular: Não somente o trabalho realizado na água incide notavelmente sobre a relação muscular, sem que sobre todo, a flutuação produzida pela imersão é a principal causa positiva sobre a relação dos músculos que se transmite, inevitavelmente, na sociabilização e no seu estado de ânimo.

9. Melhora a mobilidade articular: a atividade realizada na água melhora também, a mobilidade articular. A amplitude do recorrido articular melhora devido sobre tudo à flutuação, assim como a pressão constante e uniforme exercida pela água. Muitas das lesões articulares recuperam-se com um trabalho adequado na água.

10. Fortalecimento muscular: A tonificação adequada de toda a musculatura, permitirá um maior equilíbrio corporal, e uma utilização mais eficaz de cada músculo em benefício do equilíbrio postural, evitando possíveis deformações do raquis por culpa de vícios posturais motores.

11. Menor pressão da coluna vertebral: as posições horizontais tão comuns no meio aquático, assim como o fenómeno de falta gravidade, promovem uma descarga extraordinária da coluna vertebral.

12. Relação: uma boa relação muscular permitirá á musculatura dispor de um tónus adequado para a execução de possíveis trabalhos motores. A utilização da musculatura protagonista em cada ação, permitirá uma eficácia ótima do movimento.

13. Coordenação de movimentos: A maior parte dos trabalhos realizados no meio aquático vão melhorar, a coordenação. A melhoria das conexões nervosas, a harmonia dos movimentos e a correta correlação de ordens nervosas e respostas musculares, serão consequência do trabalho físico que iniciará notavelmente a eficiência o movimento.

14. Aquisição de novas experiências com movimentos sem gravidade: A experiência de ações em situações na ausência gravidade as que normalmente estamos acostumados, enriquecerão a nossa capacidade de movimento e melhoram, ao mesmo tempo, os nossos padrões motores tornando-nos capazes de experimentar novas situações motoras.


Conclui-se que ;
O treino na água é um bom método para recuperar ou evitar lesões, sem perder a forma física impedindo ou reduzindo o impacto;

É ideal para recuperar de lesões como fraturas de stress, joelho, tornozelo ou dores musculares.

Embora seja um exercício muito bom para a saúde cardiovascular e perda de peso, é importante que você fale com seu médico antes para tirar qualquer dúvida, uma vez que é necessário adequar a atividade física às suas necessidades. Lembre-se que o fitness aquático deve ser acompanhado de dieta adequada não só para perder peso, mas para exercer um bom desempenho.



Elisandria Mesquita
Profissional de educação física
Cref 4635-G/CE
elisandria@gmail.com






Fonte:http://www.mulheresdicas.com,http://www.efdeportes.com(BrunoBaptista),http://www.zonadesportistas.pt.

Referências bibliográficas
Barata, T. (1997) Actividade Física e Medicina Moderna, Europress, Odivelas, Portugal.,Carvalhal, C. (2002) No treino de futebol de rendimento superior. A recuperação é muitíssimo mais que “recuperar”.,Mota, J. Sallis J.F. (2002) Actividade Física e Saúde, Campo de Letras, Porto, Portugal.,Silva, L. (1998) Rendimento superior no futebol, “sem lesões”, quais as razões?,Trabalho realizado no âmbito da disciplina de seminário opção de Futebol. F.C.D.E.F.,Treino de Jovens (2000), Pensar no futuro apostar na qualidade, Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto, CEFD, Lisboa, Portugal.
Conaff;http://www.conaff.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84&Itemid=68

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog