quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vamos desvendar o Treino TABATA?

PROTOCOLO TABATA
Vamos desvenda-lo agora?
Com ele você pode PERDER gordura com treinos de 4 minutos.
Acredita?
Eu testei e esta super aprovado.




Treino Tabata: Guia passo a passo

O Treino Tabata foi desenvolvido pelo médico Japonês Izumi Tabata e seus colaboradores do Instituto Nacional de Fitness e Desporto, para treinar os patinadores de velocidade sobre o gelo do Japão.
Em dois artigos publicados no final dos anos 90 na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, Tabata descreve os resultados obtidos com o seu programa. Foi uma mudança para sempre, sobre as crenças antigas sobre o treino de alto rendimento. 




O que é?

Constituído por 7-8 séries de 20 segundos a 170% VO2 máx., intercaladas com intervalos de descanso ativo de 10 seg. Existe também uma fase de aquecimento prévia de alguns minutos e um período de relaxamento após o exercício.





Resumindo:

1. Vinte (20) segundos à máxima intensidade que aguentar. O número máximo de repetições possíveis, ou se for corrida ou bicicleta, com a maior velocidade possível.

2. Dez (10) segundos de descanso ativo, como pedalar a 50% da capacidade aeróbia.

3. Repetir mais sete vezes.

Segue-se um regresso à calma ativa de alguns minutos, idêntico ao aquecimento.

Por que fazer Treino Tabata?

1. Tempo mínimo.

Uma dos motivos que damos a nós próprios para não fazer exercício físico é tempo, ou no caso daqueles que fazem longa distância, isso requer tempo. Com Tabat, podemos obter mais resultados em menos tempo. Tabata é um treino de alta intensidade e um dos benefícios deste tipo de treino, é aumentar o nosso metabolismo e frequência cardíaca em poucos segundos. Corrida de longa distância, requer entre 10 a 30 minutos para fazer subir a sua frequência cardíaca. Portanto tem de manter essa frequência cardíaca ideal o resto da corrida, para queimar gordura.



2. Queimar gordura.

Já ouvimos falar que a única forma de queimar gordura é com exercício de baixa intensidade (corrida de baixa intensidade). Como referimos em cima, este tipo de exercício, requer tempo para fazer subir a sua frequência cardíaca e metabolismo subirem. Este tipo de treino, consegue fazer subir ambos em instantes. Estando a realizar estes exercícios com alta intensidade, o nosso corpo terá que trabalhar muito mais, para o manter. Isto obrigará o coração a bombar mais rápido (e mais sangue) e o metabolismo subirá, que é o nosso objetivo quando desejamos QUEIMAR GORDURA. 

O nosso metabolismo ficará elevado não só durante a sessão, mas também após (efeito pós-exercício – queimamos calorias mesmo quando já não estamos a treinar).



3. Benefícios aeróbios e anaeróbios.

Resultados de estudos efetuados, comprovaram melhorias na capacidade aeróbia e anaeróbia.



Vamos aos  fatos?

Este protocolo revelou-se bastante superior a um treino cardio comum no que toca à capacidade aeróbia e anaeróbia. Na experiência original foram utilizados dois protocolos:

Protocolo 1: Cinco dias por semana durante 6 semanas. Cada sessão durava 60 minutos e era executada a 70% do VO2 max.

Protocolo 2: Cinco dias por semana durante 6 semanas. Em 4 dos treinos semanais era executado o protocolo HIIT descrito acima. No restante, os jovens exercitavam a 70% VO2 máx. durante 30 minutos, antes de 4 séries de HIIT (4x 20 segundos + 10 segundos).

Os resultados: O protocolo 2, revelou-se bastante superior para a condição geral do atleta. Conseguiu-se um aumento 40% superior na capacidade aeróbia em comparação com o treino contínuo. Apenas o treino intervalado aumentou a capacidade anaeróbia (28%). Isto com uma duração semanal de treino 5 vezes inferior!

Tabata também provou a superioridade deste protocolo HIIT específico em comparação com outros treinos intervalados mais comuns, nomeadamente 4-5 ciclos de 30 segundos com 2 min de descanso entre séries. O treino que desenvolveu foi o único a potenciar os sistemas anaeróbios e aeróbios em simultâneo.



A evolução até hoje

Desde 1996, data da primeira publicação, o treino Tabata tem sofrido alguns ajustes por parte dos treinadores e atletas que o adotaram. De uma intensidade fixa (170%) passou-se a "o mais intenso que conseguir". A progressão não é geralmente avaliada pela carga mas sim pelo número de repetições ou distância atingida nos 20 segundos. Todos os exercícios podem ser adaptados a este sistema, incluindo movimentos de musculação. Para obter todos os benefícios do método julga-se que os exercícios compostos sejam superiores: agachamentos, peso-morto, power cleans, push press, clean and jerk, etc. Afinal de contas, não são sempre superiores?

Vamos Testar o treino Tabata?


Se pensa que tem o que é preciso, aqui está o desafio. Primeiro, faça cinco minutos de aquecimento, correndo, pedalando ou a saltar à corda durante cinco minutos a 40% do seu esforço máximo. Para os intervalos, trabalhe numa pista, máquina de step, bicicleta estática, máquina elíptica, ou num saco de boxe, num dos exercícios compostos acima e alterne 20 segundos de atividade a esforço máximo com períodos de descanso de 10 segundos. Cada combo de sprint-descanso conta como sendo um intervalo.

Após a sessão intensa, arrefeça durante 5 minutos da mesma forma com que aqueceu. Primeiro tente fazer 4 intervalos, depois aumente gradualmente o trabalho até chegar a 8. 

Repita o treino duas a quatro vezes por semana.

Quantas vezes fazer?

O treino Tabata não é para ser executado todos os dias. A maioria das pessoas acaba por fazer 2-3 sessões por semana, por vezes menos. Em adição a outros tipos de treino, como musculação, crossfit ou desportos de combate, é suficiente fazê-lo apenas 1 vez por semana. Também é um excelente aquecimento para um programa regular de hipertrofia.

A iniciação deve ser faseada, especialmente em pessoas com uma fraca condição física. É natural que não consiga completar as 8 séries no começo. Faça 3-4 e vá aumentando até conseguir completar o treino.

Pode também inverter a relação trabalho / repouso: 10 segundos de trabalho para 20 de intervalo. Ir aumentando para 15 / 15 e chegar ao protocolo.



Variantes utilizadas no treino Tabata

Algumas pessoas executam diferentes exercícios num protocolo Tabata. Por exemplo:

Flexões nos intervalos 1 e 3

Agachamentos com peso corporal nos intervalos 2 e 4

Clean and Press com haltere nos intervalos 5 e 7

Sprints ou saltar à corda nos intervalos 6 e 8

Outros mais experientes no HIIT fazem 3-4 ciclos completos, com um descanso de 1-2 min entre cada ciclo de 8 séries:

Aquecimento

Exercício 1: 8x (20 segundos + 10 segundos de descanso)

1-2 minutos de descanso

Exercício 2: 8x (20 segundos + 10 segundos de descanso)

1-2 minutos de descanso

Exercício 3: 8x (20 segundos + 10 segundos de descanso)

1-2 minutos de descanso

Exercício 4: 8x (20 segundos + 10 segundos de descanso) Retorno à calma

Em ultima análise, a esquematização de um treino Tabata dependerá dos objetivos e da condição física da pessoa. Quer melhorar a sua condição? Quer perder gordura?



Onde fazer?

Pode ser feito em casa ,na rua,na praia onde você desejar. A mensalidade da academia deixa de ser uma desculpa para não treinar,não é?Mas a grande vantagem é mesmo o tempo mínimo. Neste caso ,não tem desculpas.Correto?




Material necessário


Um cronómetro vai ajudá-lo com precisão os tempos de trabalho e pausa (estes são a chave do sucesso). Existem vários, mas o Gymboss Timer,é o ideal para protocolos HIIT. Ele permite configurar diferentes tempos e repetir os ciclos até 99 vezes. O Timer executa cada um de forma intercalada e marca-os com um sinal sonoro ou vibração. Também existe aplicações para o iphone ou para androides com a mesma finalidade.



Não deixe de avaliar os seus riscos

Faça um check-up antes de tentar iniciar este método de treino se já tem mais de 40 anos, ou tem dois ou mais dos seguintes fatores de risco: um historial familiar de doenças cardíacas, se é fumador, sedentário, obeso, se tem níveis elevados de colesterol ou tensão arterial elevada.

Não é para principiantes. O treino Tabata é para praticantes com alguma experiência e avançados, que estão à vontade com exercício de alta intensidade.

Intensamente desconfortável. Se levar ao máximo o treino de alta intensidade (entre 9 e 10 da escala subjetiva de esforço), o ciclo de 4 minutos, vão-lhe fazer sentir como os 4 minutos mais desconfortáveis da sua vida.

Dica:
Procure um profissional de educação física para lhe auxiliar.


Porque devo fazer o treino Tabata?

O treino Tabata poderá ser um dos melhores programas para queimar gordura, para além do aumento do VO2máx..
São apenas 4 minutos, mas vai continuar ofegante e transpirando por um longo período.






Curiosidade
O que é Burpee?

Burpee é um exercício corporal total utilizado em treinamento de força e exercício aeróbico. De acordo com o Oxford English Dictionary, o exercício foi nomeado na década de 1930 pelo fisiologista estadunidense Royal H. Burpee, que desenvolveu o Teste de Burpee. Consistindo de uma série de exercícios executados em sucessão, ele tinha a finalidade de medir a agilidade e a coordenação.Não está claro se o exercício foi inventado por Burpee ou se ele meramente o popularizou.

É executado em quatro passos: inicia-se de pé; agacha-se com os braços esticados à frente; joga-se os pés juntos para trás, esticando as pernas; executa-se uma flexão; retorna-se os pés para a posição de agachamento; fica-se de pé, e pula-se com os braços esticados para cima.



PORQUE O PROTOCOLO TABATA DE 4 MINUTOS É BOM PARA EMAGRECER

Se você está buscando emagrecer já deve ter ouvido várias pessoas dizer que a única maneira de perder a gordura é correr. 
Muitas delas foram casos de sucesso e por isto acreditam que sua fórmula é a única que funciona.
Eu sempre corri para emagrecer, mas minhas corridas sempre estiveram equilibradas com treinos intervalados, apesar de eu ainda não ter usado o protocolo tabata de 4 minutos antes...

A grande verdade é que a corrida é apenas uma das maneiras de perder gordura. Correr em ritmo constante leva tempo para elevar o seu metabolismo e fazer sua freqüência cardíaca subir. Portanto, a fim de queimar gordura durante a corrida, você tem que esperar um pouco até que seu corpo queime gordura com eficiência.

O Tabata vai aumentar o seu metabolismo e freqüência cardíaca instantaneamente. Como você estará fazendo exercícios em uma intensidade muito alta, o seu corpo terá de trabalhar muito mais para se manter. Isso fará seu coração bater mais rápido e seu metabolismo a subir, o que você quer, se você está pensando em perder gordura. Seu metabolismo vai aumentar não somente durante o treino, mas depois do treino também. Isso significa que seu corpo vai queimar gordura, durante algumas horas após o término do seu treino.

Ferramentas para realizar o Protocolo Tabata

Existem algumas ferramentas, ou aplicativos, que podem te ajudar com relação a manter-se dentro dos intervalos. Segue abaixo dois dos mais famosos:
TABATA PRO – TABATA TIMER

Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos baixe na appstore Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos baixe na googleplay
TABATA TIMER


Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos baixe na appstore Protocolo Tabata Desvendado! Torre gordura com treinos de 4 minutos baixe na googleplay

VÍDEOS EXEMPLIFICANDO  TABATA (4 MINUTOS)





Sempre procure um profissional de educação física para lhe auxiliar.


Mais informações?
Elisandria Mesquita
Profissional de Educação Física
Elisandria@gmail.com
Fortaleza-Ce







Referências

-Tabata I, et al. (1996). "Effects of moderate-intensity endurance and high-intensity intermittent training on anaerobic capacity and VO2 max". Medicine & Science in Sports & Exercise.
-Tabata I, et al. (1997). "Metabolic profile of high intensity intermittent exercises". Medicine & Science in Sports & Exercise.
-http://www.guia-fitness.com/
-http://docedieta.com/

Compartilhe!

Para curtir!

Leia!!

Postagens Mais Lidas no BLOG

Marcadores

A Caminhada (1) A história da Maratona (1) A importância da Avaliação Física (1) A Maratona de São Silvestre (1) Academia x Personal (2) Adoçante vilão ou mocinho (1) Adoçantes (1) Água nos treinos (1) Alimentação e Água nos exercícios físicos (1) Alimentação nos Exercícios Prolongados (1) Alimentação nos treinos (1) Alimentação para atletas (1) Andar e ou Pedalar e benefícios (1) Aprenda a praticar CORRIDA com mais segurança e benefícios (1) Arbitragem em Atletismo (1) Atividade física para IDOSOS (1) Atividades Aeróbicas (1) Atividades Físicas (1) Avaliação Física (1) Avaliação Física em Domicílio (1) Avaliações Físicas (1) Bacia-Pélvis-Lombar (1) Badminton (1) Benefícios da massagem para IDOSOS (1) Benefícios do JUMP (1) Benefícios do Treinamento Funcional (1) Benefícios dos Exercícios Físicos (1) Bola Suíça (1) Calcule seu IMC agora (1) Caravana Petrobrás esporte e cidadania em Fortaleza (1) Ciclismo (1) Cistos de Baker (1) Como escolher o Personal Trainer?Personal Trainer (1) como passar em testes físicos para concursos (1) Como praticar a Caminhada (1) Como praticar Slick Line (1) Como surgiu o ciclismow (1) Concursos públicos (1) Condicionamento Físico (1) Congresso em Fortaleza-Ce (1) CONGRESSO OLIMPÍADA E CIDADANIA (2) Copa do mundo Fifa 2014 (1) Copa do mundo no Brasil (1) Core (1) Core Training o que é (1) Correr descalço ou calçado? (1) Correr na esteira ou ao ar LIVRE (1) Correr no calor (1) Corrida Consciente (1) Corrida e seus OBJETIVOS (1) Curso Olimpíada e Cidadania (1) De que são feitos os adoçantes (1) Dicas para Emagrecimento (1) Diferença entre Atividade e Exercício físico (1) Dor muscular (1) Dor muscular depois do exercício (1) Dry Fit (1) Esporte é inclusão social (1) esportes na 3ª Idade (1) Exercícios (1) Exercícios com HALTERES (1) Exercícios com halteres livres (1) Exercícios Físicos Conceito (1) Exercícios físicos livres (1) Fadiga muscular (1) Fifa (1) Fifa Fan Fest 2014 Fortaleza (1) físicos com bola suiça (1) Fit Ball (1) Fitas de Suspensão (1) Fitness Aquático (1) Fortalecimento dos Músculos (1) Functional Training (1) Garrafa de água nos treinos (1) Ginástica Laboral (2) Ginástica Laboral nas Empresas (1) Hidroginástica para idosos (1) Hidroginástica para todos.O que é Hidroginástica (1) Importância do Personal Trainer (2) INCLUSÃO SOCIAL (1) Intensidade de Corrida (1) Jogos Olímpicos (1) JUMP (1) Kettlebell (1) Kranking (1) LEquipe Assessoria Esportiva (2) Lesão Meniscal (1) Licenciado ou Bacharelado?Sem restrições para atuar em E.F (1) Longevidade e Esportes (1) Massagem para IDOSOS (1) Massagem para pessoas da 3ª Idade (1) Massagem Relaxante Academia Pa Kua (1) Massagens com PEDRAS quentes (1) Medidinha Certa em Fortaleza (1) Meus Contatos (1) Mitos e verdades do Adoçante (1) O que é a condromalacia patelar? (1) O que é Badminton? (1) O que é coordenação motora? (1) O que é Fitness Aquático? (1) O que é FITNESS? (1) O que é Frisbee? (1) o que é Ginástica laboral?Surgimento da Ginástica Laboral (1) O que é MASSOTERAPIA (1) O que é Massoterapia?O que é massagem?Benefícios da massoterapia (1) O que é o Kettlebell (1) O que é reabilitação? (1) O que é RPG? (1) O que é Rugby? (1) O que é sedentarismo (1) O que é SGA? (1) O que é Slack Line (1) O que é Treinamento Funcional (1) O que é Treinamento Funcional? Treinamento Funcional (1) O que é Treino CORE (1) O que é Treino Funcional Metabólico (1) O que é uma Avaliação físicas (1) O que é uma MARATONA?Maratona (1) Ofereço treinamento para concurso contacte-me (1) Patologias do Joelho (1) Personal Trainer (1) Personal Trainer ou Academia? (1) Pliometria (1) Porque ter um Personal Trainner? (1) Preparação para testes físicos (1) Protocolo TABATA (1) Qual é a importância da atividade física na terceira idade?Atividade física na 3ª idade (1) Quem é o Personal Trainer? (2) Randy Hetrick (1) Razões para praticar atividade física (1) Regras para CORRIDA saudável (1) Rendimento Físico (1) Rotinas da avaliação física (1) Roupas Esportivas (1) RPG e SGA (1) Rugby (1) SAF (1) Saúde (1) Sedentário (1) Seleção Brasileira (1) SESC (1) SESC ATIVO (1) Sesc-Ceará (1) SESI (1) SESI e REDE GLOBO medidinha certa (1) SESI e REDE Globo no esporte e cidadania (1) SESI esportes (1) SESI lazer (1) SESI produtos e serviços (1) Sesi-Atleta do Futuro (1) Slack Line (1) Supino (1) Supino com Barra (1) Tecidos Inteligentes (1) Terceira Idade e Esportes (1) Testes físicos para Concursos (1) Tipos de Bicicletas (1) Treinamento Contínuo (1) Treinamento de Força (1) Treinamento de força e condicionamento (2) Treinamento de Velocidade (1) Treinamento em Suspensão (1) Treinamento FARTLEK (1) Treinamento intervalado (1) Treinamentos para concurso (1) Treino Tabata (1) Treino TABATA 4 minutos (1) TRX (1) Vamos pular corda? (1) Veja exercícios com alteres livres (1) Vídeos (2)

Marcadores

 
 

Meus leitores no MUNDO

Arquivos do Blog