Você sabia que a roupa com a qual você pratica seus exercícios físicos influencia e muito nos resultados obtidos???
É exatamente apostando nisso que as indústrias investem cada vez mais nos chamados tecidos inteligentes: roupas pensadas e desenvolvidas para potencializar os benefícios das atividades físicas e minimizar os seus possíveis inconvenientes.
A ciência por trás da maioria das conquistas que os tecidos inteligentes tiveram até o momento é a nanotecnologia(construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos).
Atualmente já podemos encontrar no mercado roupas que protegem contra o sol, que secam rapidamente, eliminam odores, ajudam na cicatrização de ferimentos e até mesmo prometem agir contra a celulite e o ressecamento da pele entre outras.
Marcas esportivas famosas como a Mizuno, Adidas, Track and Field, Nike,Speedo já estão oferecendo aos seus consumidores roupas esportivas confeccionadas com tecidos tecnológicos, capazes de barrar as radiações solares, evitar a formação de maus odores, mantendo-se sempre secos e bonitos.
Esses tecidos carregam a mais alta tecnologia empregada pela indústria têxtil na confecção de fios e tramas especiais. Como a microfibra de última geração, um tecido totalmente permeável que absorve rapidamente a umidade do corpo e a transporta para as camadas mais externas do tecido, imitando o sistema de transpiração da nossa pele.
Esses tecidos carregam a mais alta tecnologia empregada pela indústria têxtil na confecção de fios e tramas especiais. Como a microfibra de última geração, um tecido totalmente permeável que absorve rapidamente a umidade do corpo e a transporta para as camadas mais externas do tecido, imitando o sistema de transpiração da nossa pele.
Resultado: nem parece que o dono da camisa estava se exercitando!
O tecido refrigerado possui um tipo de texturização a ar feita nas malhas do fio capaz de criar um verdadeiro microclima interno, que mantém o conforto térmico independente da temperatura externa.
Entre essas maravilhas tecnológicas se destacam ainda os tecidos com efeito desodorante, com proteção solar e até com poder cosmético.
Os primeiros têm ação bactericida, que promete inibir a proliferação dos microorganismos causadores de odores em nosso corpo (sobretudo nas regiões das axilas e nos pés).
O tecido refrigerado possui um tipo de texturização a ar feita nas malhas do fio capaz de criar um verdadeiro microclima interno, que mantém o conforto térmico independente da temperatura externa.
Os primeiros têm ação bactericida, que promete inibir a proliferação dos microorganismos causadores de odores em nosso corpo (sobretudo nas regiões das axilas e nos pés).
Já os tecidos com proteção solar recebem um tratamento químico especial que garante proteção com os raios UVA e UVB. Os fatores de proteção podem variar entre 20 e 50 e facilitam a vida de quem pratica atividades ao ar livre. Algumas marcas fabricantes também oferecem tecidos com espectrofotômetro, um sistema capaz de medir a quantidade de raios ultravioletas que foram absorvidos pelo tecido e pela pele.
As roupas com propriedades cosméticas, por sua vez, prometem hidratar a pele e retardar o seu envelhecimento devido à adição de jojoba, vitamina E e aloe vera em suas fibras ou acabar de vez com o vilão número um do universo feminino, a celulite. Os chamados tecidos anticelulites, são produzidos com partículas de biocerâmica e chegam a emitir raios infravermelhos que aquecem a região, melhorando a circulação sanguínea, a nutrição das células e a elasticidade da pele.
A marca Track & Field, por exemplo, possui a linha Red Tech na qual partículas especiais são incorporadas ao tecido para alterar suas características. Através de mineirais colocados na estrutura do fio, o tecido passa a emitir ondas de infravermelho que chegam à pele e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
A Tavex, por sua vez, desenvolveu a linha Tecnopolo Light, na qual um filme nanoestruturado na superfície do tecido ajuda a secar mais rapidamente a roupa.
Os esportes praticados por competição, para condicionamento físico ou simplesmente com objetivos de bem-estar exigem equipamentos e roupas adequadas. Contudo, nem sempre temos alcance a eles, por razões de oferta no mercado ou falta de informação adequada e verdadeira.
Dessa forma, a Sta. (Santa Constancia) tem como premissas a Ciência e a Tecnologia para aprimorar tecidos, envolvendo profissionais renomados em suas competências, tais como médicos do esporte, fisiologistas e atletas para testar cientificamente as funcionalidades e benefícios desses equipamentos do vestuário esportivo.
Em parceria com o CEMAFE, nasceu o iShirt test® em sua primeira versão, que buscou responder quais eram os requisitos fisio-têxteis necessários para uma camiseta ideal de corrida. O resultado foi o desenvolvimento do tecido Leggerissimo Pro®, atualmente um consagrado campeão na preferência dos adeptos de corrida, graças a sua leveza, alta porosidade e troca térmica equilibrada.
Outros Diferenciais
Tecnologias Dri-Fit (tecido que afasta o suor, mantendo o corpo seco e confortável) e Stay Cool (mantém o corpo fresco, mesmo sob esforço)
Então.O que são tecidos inteligentes?
Os tecidos inteligentes são modificados quimicamente de acordo com a função a que se destinam: proteger, repelir, aquecer, refrigerar etc.
Como escolher peças inteligentes?
- Procure por peças que facilitam a evaporação do suor
- Já existem roupas que protegem a pele de raios solares
- Pergunte se o tecido é antibacteriano e antifúngico, pois estes microorganismo diminuem a proliferação de microorganismos que gostam de ambientes quentes e úmidos, causando mau cheiro após a prática do exercício
- Usar uma meia simples de algodão é considerado um dos erros mais comuns entre os esportistas, já que o tecido retém a umidade e aumenta a probabilidade de infecções. É recomendado o uso de meias feitas de combinações de materiais que são geralmente mais finos que algodão e podem ser mais confortáveis para quem tem pés mais sensíveis. Experimente as de compressão (úteis para problemas de inchaço), de amortecimento (com gel na sola) e meias médicas especiais (que liberam desinfetantes anti-fungos e anti-bactérias).
Teste da Camiseta Inteligente
O CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física do Esporte), em parceria com tecelagem Santaconstancia, realizou recentemente o iShirt Test, também conhecido como Teste da Camiseta Inteligente. O objetivo do trabalho foi avaliar o tecido mais adequado para a prática de atividades de alta performance.
O teste evidenciou a diferença de temperatura do corpo, durante e após a corrida, resultado os atributos do tecido na troca térmica como: efeito colante, absorção do suor e a velocidade de secagem das camisetas.
O algodão, por exemplo, apesar do toque agradável, tem fibras que encharcaram facilmente e demoraram a secar, prejudicando o desempenho do atleta, por causa de possíveis calafrios. Assim, o corpo precisa gerar mais energia para aquecer o organismo e manter o equilíbrio térmico (por volta dos 32o C).
Já o polièster apresentou baixa absorção de umidade, deixando a camiseta e o microclima quentes e desconfortáveis, o que também altera o comportamento fisiológico do corpo, diminuindo a performance.
Contatos para;
- Personal Trainner
- Treinadora para concursos
- Exercícios para pessoas da 3ª idade (melhor idade)
- Ginástica Laboral em sua empresa
- Grupos de corrida,caminhada e exercícios físicos em seu condomínio
Profª Elisandria Mesquita (CREF-004635-G/Ce)
E-mail:(elisandria@hotmail.com)
Cel: 85.99496299/85.87157060/ (oi) 85.99504224 (tim) atuando em Fortaleza-Ce
Facebook/http://www.facebook.com/elisandria.fitness
Dica de Leitura: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT832813-1719-1,00.html Fonte:http://www.corposaun.com,http://bemfeminina.com.br,http://www.santaconstancia.com.br,